-
13/01/2020 às 15h54min - Atualizada em 13/01/2020 às 15h54min

A história através da arte: Cabanagem

A revolta cabana contada nos palcos de Belém

Texto de Fernando Matos
Montagem do grupo "Encenação" sobre a Cabanagem (Foto: Celso Lobo)
  
Vamos falar sobre os 185 anos da Cabanagem. A revolta aconteceu no ano de 1835 e foi um movimento libertário, profundamente nativista que se originou em razão da grande distância que separava o Grão Pará do centro de decisões dos colonizadores e do Império, motivando um tratamento violento e explorador da população pelas autoridades.

O que é mais interessante é que hoje podemos reviver tudo isso, através da apresentação do espetáculo "Cabanos - Uma Viagem no Tempo", do grupo paraense "Encenação", que há 17 anos nos presenteia com essa emocionante peça teatral.

A peça "Cabanos" é fruto de uma extensa pesquisa feita sobre a Cabanagem realizada há mais de 17 anos pelo grupo e é, acima de tudo, um resgate da história do bravo povo paraense que, ao custo da própria vida, viveu a saga da libertação e marcou para sempre a trajetória do nosso Estado.

A peça começa no momento em que os cabanos tomam conhecimento da morte do cônego Batista Campos, que marca o começo da revolta. A partir daí, o enredo segue lembrando fatos históricos, que são apresentados de forma intercalada com a ficção.

Além de levar conhecimento histórico ao público, o principal objetivo da montagem é fazer os espectadores sentirem orgulho de sua própria raiz. Fazê-los sentir que nossos antepassados foram lutadores e inconformados com as injustiças da época. Diferentemente do sentimento de conformação que paira nos dias atuais, nossos antepassados lutaram por liberdade e fundamentalmente por dignidade.

Afinal, o teatro, além de entretenimento, é, sem dúvida, uma belíssima ferramenta de educação.
Link
Fernando Matos

Fernando Matos

Fernando Matos é ator, autor, diretor teatral e professor. Sua paixão por teatro surgiu desde a infância.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Belém tem mais de 200 praças. Você concorda que a praça ainda é o lazer mais barato para as famílias em Belém?

93.3%
6.7%
-
-
-
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Dúvidas? Nos envie uma mensagem explicando a informação que você precisa!