02/07/2020 às 15h48min - Atualizada em 02/07/2020 às 15h48min

Teatro em Belém mantém atividades mesmo na quarentena

O entusiasmo e a inspiração que animam a criação e o desempenho do artista paraense

Texto de Fernando Matos
Curta metragem "Chuva Ácida" - Texto e direção Fernando Matos
   
A verve dos palcos acaba inevitavelmente abalada, mas ainda assim vale assistir a versões em vídeo de espetáculos disponibilizados para o período em que todos temos que ficar em casa.

Alguns Grupos de Teatro estão propondo diversas atividades que procuram manter na ativa tanto o público interessado em cultura quanto profissionais da área do teatro. Por meios independentes e utilizando equipamentos caseiros, o teatro está mantendo parcialmente suas atividades e contribuindo para preservar as ações ligadas ao cenário teatral.

É o caso, por exemplo, do Grupo de Teatro Encenação Cultural do Pará, que através da montagem de dois curtas metragens denominados "A JANELA" e "CHUVA ÁCIDA", promovem diálogos essenciais em tempos de pandemia, possibilitando a compreensão de como a arte pode nos ajudar a refletir sobre este momento e enfrentá-lo de forma sensata e responsável.

Outro que estreou no campo virtual em Belém, foi a Cia. Notáveis Clowns apresentando a web série "Clownzinha de Palhaço" que trata sobre a gastronomia paraense de forma bem humorada, direcionada principalmente ao público infantil, mas que busca através do riso o melhor remédio para se manter o bom humor nesse tempo de "Fique em casa".

Portanto, por meio de atividades remotas, o teatro paraense continua realizando encontros virtuais para compartilhar conteúdos e discutir sobre a produção de arte no isolamento. Os trabalhos dos Grupos aqui citado podem ser conferidos em suas respectivas páginas do Facebook, YouTube e Instagram.

Com certeza, os artistas no Pará não pretendem com essas ações, substituir a importância da presença física no teatro, ao contrário, eles esperam que essas ações ajudem a perceber o quanto a presença e o trabalho coletivo são essenciais e como a distância e o isolamento nos fazem perceber isso com mais força ainda.
Link
Fernando Matos

Fernando Matos

Fernando Matos é ator, autor, diretor teatral e professor. Sua paixão por teatro surgiu desde a infância.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor do isolamento social?

53.9%
45.1%
1.0%
-