05/12/2019 às 15h19min - Atualizada em 05/12/2019 às 15h19min

Semec inicia período de matrícula para novos alunos

Primeiro, estará disponível a matrícula para alunos com deficiência, no período de 5 a 7 de dezembro. E, de 9 a 23 de dezembro, para alunos da educação infantil

www.belem.com.br
Agência Belém
Os pais devem imprimir o comprovante de matrícula e levar à escola até o dia 27 de dezembro com os documentos especificados no site (Foto: Tábita Oliveira/ Semec)

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciou nesta quinta-feira (5), a matrícula 2020 de novos alunos nas escolas do município. O processo é realizado por meio do site http://prematricula.belem.pa.gov.br/#/ e segue até o dia 23.

Com o avanço da tecnologia, a Semec tem adotado uma forma mais ágil e prática para o processo de matrícula, facilitando assim a vida dos pais de alunos. É possível fazer a matrícula por smartphones, tablets e computadores.

Para educação infantil são oferecidas 8.543 novas vagas e para o ensino fundamental são 10.704 novas vagas. E para Educação de Jovens e Adultos (EJA) são 2.782 vagas. A matrícula 2020 inclui vagas para alunos com deficiência com data especial para matrícula, que já começam nesta quinta.

“O sistema on-line traz transparência para o processo de matrícula porque temos como dar oportunidade para todas as pessoas considerando, claro, o número de vagas. Ele é democrático, é a tecnologia a serviço da comunidade. Assim, o responsável vai ter acesso em qualquer horário que possa fazer a matrícula”, relata Ana Célia Carvalho, diretora de ensino.

Etapas - Primeiro estará disponível a matrícula para alunos com deficiência no período de 5 a 7 de dezembro. E do dia 9 a 23 de dezembro estará disponível a matrícula para alunos da educação infantil (creche e pré-escolar), ensino fundamental e turmas de EJA. Os pais devem imprimir o comprovante de matrícula e levar à escola até o dia 27 de dezembro com os documentos especificados no site.

Os documentos são cópia do registro de nascimento ou carteira de identidade; cópia do comprovante de residência; ressalva ou histórico escolar, exceto para os alunos da educação infantil e os que nunca frequentaram uma escola; cartão com o Número de Identificação Social (NIS); cópia do CPF para os alunos que já possuam o documento e os maiores de 18 anos; cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS); carteira de vacinação para crianças da educação infantil; laudo médico para alunos com deficiência, caso possua; e para alunos inscritos no Programa Bolsa Família o responsável deverá apresentar o cartão do responsável pelo aluno beneficiário e/ou a folha resumo Cadastro Único (CadÚnico). As cópias devem ser simples e legíveis, devendo ser apresentados os documentos originais para conferência.

Para os pais que, eventualmente, não conseguirem realizar a matrícula, serão abertas novas ofertas de vagas nos dias 9 e 10 de janeiro de 2020.

Aprovado - Aliny Ellen Anselmo do Rosário, mãe do Cristian Eduardo do Rosário, da turma do Jardim II da Escola Municipal Professora Rosenil Cordeiro da Silva, localizada no bairro do Jurunas, conta que foi por meio do novo sistema conseguiu matricular o filho. “Em outros anos, eu cheguei a dormir três noites em fila e não conseguia vaga. E já com esse novo processo de matrícula, eu peguei o meu celular e acessei, foi muito mais fácil e consegui a vaga pro meu filho aqui na escola”, lembra a dona de casa.

Bernadete da Rocha Monteiro Silva, mãe de Luiz Gustavo, 13 anos, aluno do 7o ano da Escola Manuela Freitas, lembra que acordava cedo para enfrentar fila e poder garantir a vaga do seu filho. "Às vezes tinha que ir um dia antes para a fila. E com este novo sistema on-line ficou muito mais fácil fazer a matricula pelo celular ou computador. Ficou muito mais fácil de garantir a pré-matrícula ", conta Bernadete.

Funbosque - A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira inicia também nesta quinta-feira, 5, a matrícula on-line para novos alunos. São 249 vagas na sede para educação infantil e ensino fundamental. Além de 40 vagas para o Curso Técnico em Meio Ambiente.

As escolas das ilhas (Faveira, Flexeira, Seringal, Jamaci e Jutuba), vinculadas à Escola Bosque, estão ofertando 326 novas vagas para educação infantil e fundamental. O anexo da ilha da Faveira ganhará duas turmas de educação infantil com 60 vagas de tempo integral.

E a Escola da Pesca ofertará 40 vagas para o Curso Técnico Recursos Pesqueiros e a Escola da Criativa da Gastronomia vai ofertar 80 vagas para o Curso Técnico de Cozinha.

Todo o processo de inscrição é realizado pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?