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10/12/2019 às 13h33min - Atualizada em 10/12/2019 às 15h11min

Como atender bem o cliente pelo WhatsApp e demais canais de atendimento

Cada vez mais, WhatsApp e canais digitais são utilizados para negócios, o que exige mudanças por parte dos empresários na forma de fechar novos negócios.

DINO


O brasileiro é um dos maiores usuários do WhatsApp no mundo, segundo pesquisa realizada pelo MEF. Como seria de se esperar, cada vez mais utiliza o app para se comunicar com as empresas, sem deixar, no entanto, de utilizar o e-mail, telefone, e outros canais tradicionais.

Por um lado essa diversidade é boa, possibilitando mais negócios tornando as empresas mais acessíveis. Por outro, cobra seu preço ao criar o desafio de atender (rápida e eficientemente) o cliente que, agora, utiliza o meio de comunicação que é lhe é mais conveniente, mais fácil, ou está mais a sua mão, naquele momento.

A solução mais fácil pede maiores equipes, mais colaboradores (preparados e especializados) para esta nova forma de comunicação.

Em tempo de vacas magras, não se pode deixar escapar novos negócios (perdendo para o concorrente), e a realidade também não permite simplesmente aumentar o número de colaboradores (e novos colaboradores precisam de tempo e investimento em treinamento).

É nessa hora que a tecnologia (essa mesmo que possibilita esses diversos canais ao cliente) é aliada para resolver essa questão também do lado do empresário (como diz o ditado "pau que bate em Chico, bate em Francisco também").

A palavra de ordem do momento é a "Central de Comunicação Unificada" que permite, em um único local, convergir todas as formas de atendimento ao cliente, manter o histórico de tudo e ainda ganhar em eficiência operacional.

Ranieri Slemer, empresário, comenta que em boa parte das empresas brasileiras ainda não existem sistemas eficientes para lidar com as demandas dos clientes, muitas ainda utilizando planilhas Excel e controles manuais e defasados. Pensando nisso, a empresa desenvolveu o e-CRM Web, que unifica as comunicações dentro do CRM e conta com uma estratégia de implantação rápida e de baixo investimento.

Ele lembra que, segundo estudos recentes, empresas que fazem gestão automatizada dos clientes aumentaram em 35% o resultado financeiro já no primeiro ano. Além disso, reduziram substancialmente erros operacionais e, por consequência, o número de reclamações dos clientes.aumentaram em 35% o resultado financeiro já no primeiro ano, reduziram substancialmente erros operacionais e por consequência o número de reclamações dos clientes.

Cliente satisfeito e bem atendido, é certeza de bom negócio.

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