11/12/2019 às 16h54min - Atualizada em 11/12/2019 às 16h54min

Adotar um animal é gesto de amor e de responsabilidade

Neste domingo (15), uma edição especial da Feira de Adoção de Cães e Gatos será realizada na praça da República, em Belém, com alusão ao Dezembro Verde

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
Para adotar um animal no CCZ ou nas Feiras de Adoção municipais é necessário ser adulto, estar com documentos pessoais com foto e comprovante de residência (Foto: Internet)
  
O gesto de adotar um cachorro ou um gato é dar a oportunidade de um recomeço para seres que só retribuem amor e é uma responsabilidade que vem do coração. Para a jovem Raiane da Silva, de 23 anos, levar uma cadelinha sem raça definida para casa significa ter uma companhia para dividir os dias, às vezes solitários.
 
Por isso, quando ela viu o anúncio da Feira de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura de Belém, em uma rede social, não pensou duas vezes e foi do bairro do 40 Horas, em Ananindeua, até a Marambaia em busca do novo amigo.
 
Entre as mais de trinta opções, a escolha foi uma cadelinha de pelo curto em tons de branco e marrom. A conexão foi imediata. “Faz um tempo que quero adotar um animalzinho, um filhote para me fazer companhia, pois me sinto muito sozinha, já que meu marido trabalha o dia todo. A feira da Prefeitura tem credibilidade e por isso vim. Saio muito mais alegre por ter encontrado uma companheira”, contou, entre risos e afagos na cadelinha, cujo nome ainda será definido.
 
Feira
 
No próximo domingo (15), uma edição especial da Feira de Adoção de Cães e Gatos será realizada na praça da República, a partir da 9 horas, com alusão ao Dezembro Verde, que é uma campanha de conscientização brasileira realizada em vários municípios no mês de dezembro, com foco no combate ao abandono e aos maus-tratos contra animais.
 
Todos os animais disponíveis para adoção estarão usando lacinhos verdes para chamar a atenção para a causa. A feira contará ainda com mais uma edição do projeto Bicho Saudável, que disponibiliza avaliação clínica e especializada. Também será possível fazer o cadastro para o novo Hospital Público Veterinário, que será entregue pela Prefeitura de Belém à população belenense em 2020.
 
Laboratórios participantes da ação irão distribuir de brindes e o público poderá se divertir com o grupo Brinca Belém. O canil e a banda da Guarda Municipal de Belém (GMB) também estarão presentes no evento.
 
Adoção
 
Para adotar um animal no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou nas Feiras de Adoção municipais é necessário ser adulto, estar com documentos pessoais com foto e comprovante de residência. Ao preencher todos os critérios, o candidato precisa ainda passar por uma avaliação feita pelo CCZ, que busca ouvir a disponibilidade do futuro proprietário em incluir o animal na sua rotina de cuidados, alimentação e de carinho.
 
Dezembro Verde
 
Para incentivar a posse responsável e combater o abandono de cães e gatos, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, incluiu no calendário oficial de eventos do município o Dezembro Verde, por meio da Lei número 9.492, de 16 de julho de 2019, com o intuito de estimular a reflexão pela sociedade sobre o abandono de animais.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?