17/05/2023 às 10h39min - Atualizada em 17/05/2023 às 10h39min

Veja 5 benefícios do comedouro lento para cachorros

Item ajuda a tornar a alimentação do animal mais saudável e prazerosa

Com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Reprodução/ Redação Edicase

Um comedouro lento é um tipo de recipiente projetado especificamente para desacelerar a velocidade com que os cães se alimentam. Diferentemente do tradicional, que permite que o cachorro engula grandes quantidades de comida de uma só vez, o comedouro lento apresenta obstáculos, relevos ou padrões especiais que obrigam o animal a comer mais devagar. 


Os modelos desse item são normalmente feitos de materiais duráveis, como plástico resistente ou aço inoxidável, e vêm em diferentes formas e tamanhos para atender às necessidades e preferências individuais de cada cão. A seguir, confira 5 vantagens do comedouro lento para os cachorros! 


1. Prevenção de engasgos e vômitos


Muitos cães têm o hábito de engolir a comida de forma apressada, o que pode levar a engasgos e vômitos. O comedouro lento desacelera o processo de alimentação, incentivando-os a mastigarem mais lentamente e a saborearem cada porção. Isso reduz significativamente o risco de problemas digestivos e desconfortos associados. 


2. Controle do peso


A alimentação rápida pode levar ao excesso de peso em cães. Ao comer mais devagar, o animal sente-se mais saciado com menos quantidade de comida. Assim, o comedouro lento ajuda a controlar a ingestão de alimentos e a manter um peso saudável, reduzindo o risco de obesidade e suas complicações.


3. Estímulo mental


O ato de comer em um comedouro lento requer um pouco mais de esforço e concentração. Isso estimula o cérebro do cachorro, ajudando-o a exercitar a mente e a promover o enriquecimento ambiental. Além disso, a alimentação mais lenta pode auxiliar na redução do tédio e de comportamentos indesejados causados pela falta de estímulo.


4. Melhora da digestão 


A mastigação adequada é fundamental para uma boa digestão. Ao desacelerar o processo de alimentação, o comedouro lento permite que o pet mastigue mais e salive, o que auxilia na quebra dos alimentos e na absorção de nutrientes. Isso, por sua vez, contribui para uma digestão mais eficiente e saudável. 


5. Entretenimento e diversão


O comedouro lento pode se tornar um brinquedo e uma fonte de entretenimento para o cão. Com formatos e designs variados, esses comedouros desafiam o animal a buscar a comida entre os obstáculos e estimulam o seu instinto de busca. Isso ajuda a evitar o tédio durante as refeições e a tornar a alimentação uma experiência mais divertida.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?