12/12/2019 às 13h30min - Atualizada em 12/12/2019 às 13h30min

Secretaria de Saúde de Belém intensifica vacinação contra sarampo

Ação acontece nesta quinta e sexta-feira em bairros da área do Guamá

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
A imunização contra o sarampo está disponível, diariamente, em todas as salas de vacina da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (Foto: Oswaldo Forte/ Agência Belém)
  
Tendo em vista a confirmação de 19 casos de sarampo no distrito do Guamá, que congrega os bairros do Jurunas, Condor, Terra Firme, Guamá e Cremação, o mais populoso de Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) intensificará a vacinação nessa área para pessoas que ainda não se vacinaram no intuito de aumentar o número de pessoas imunizadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus.
 
A ação acontece nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), com 19 equipes de vacinação itinerantes percorrendo os bairros do distrito, das 9h às 15h, com vacinação volante e pontos de apoio para áreas em que não há sala de vacina.
 
Paralelamente, as Unidades de Saúde dessas localidades continuarão a vacinação contra o sarampo para a faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde, que é de 6 meses a 49 anos. Todas as pessoas dentro da faixa etária que não tiverem a comprovação da vacinação devem procurar o serviço de saúde para receber a imunização.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença de notificação obrigatória, sendo altamente contagiosa, infecciosa grave, causada por um vírus que pode deixar sequelas e até ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A vacina é a única forma de prevenção.
 
A Sesma ressalta que a intensificação dessas ações está sendo recomendada para todos os bairros de Belém em busca da população que ainda não se vacinou. A imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível, diariamente, em todas as salas de vacina da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?