13/12/2019 às 10h23min - Atualizada em 13/12/2019 às 10h23min

Quinze municípios do Pará fazem aniversário nesta sexta-feira (13)

Prefeituras realizam shows e inaugurações para festejar a data

Rosa Borges
Jornalista do belem.com.br
Entre os municípios que celebram aniversário nesta sexta-feira (13), está Vitória do Xingu, onde está instalada a hidrelétrica de Belo Monte (Foto: Marco Santos/ Agência Pará)
  
Num Estado com as dimensões do Pará, com 144 municípios, não é de se estranhar que quinze deles façam aniversário na mesma data (ver relação completa ao final).
 
São cidades que apresentam inúmeras peculiaridades, até porque vivemos num "país que se chama Pará", como já havia cantado o poeta.
 
Vitória do Xingu, por exemplo, localizada no sudoeste do Estado, na mesorregião de Altamira, possui roteiros turísticos rústicos, áreas com quedas d'água e gravuras em pedras, além de uma hidrelétrica. A festa de 28 anos pela sua emancipação começou ontem, dia 12, com show gospel.
 
Em Brasil Novo, a festa também teve início de véspera, na Praça Municipal Geraldo Barbosa, com shows de bandas locais. O município é conhecido pelas suas cachoeiras, cavernas e grutas, que atraem turistas em busca de aventuras. Sua economia se baseia na cultura do cacau e pecuária.
 
Segundo o prefeito municipal, Alexandre Lunelli, a população de Brasil Novo se originou com a chegada de migrantes de todo o Brasil e em 1991 se emancipou do município de Altamira. "Nesta sexta-feira (13), celebramos o vigésimo oitavo aniversário desta cidade espetacular, com um povo extremamente ordeiro e trabalhador. Possuímos um dos mais baixos índices de violência do Estado, uma cidade próspera que cresce tanto na área urbana quanto na rural", afirmou o gestor.
 
Água Azul do Norte também comemora sua emancipação, só que neste sábado, 14, com a inauguração da Praça Gilberto Antônio Telli e escolha da miss da cidade. São 28 anos de emancipação do município, que se originou  de Marabá.
 
Além das já citadas, também estão comemorando aniversário Novo Progresso, Trairão, Breu Branco, Eldorado dos Carajás, Goianésia, Ipixuna, Jacareacanga, Palestina do Pará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Terra Santa e Ulianópolis.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?