20/06/2023 às 08h43min - Atualizada em 20/06/2023 às 08h43min

Hemopa realiza evento de conscientização sobre a doença falciforme

Programação contou com palestras e atividades educativas protagonizadas por pacientes de hemoterapia na luta preventiva da doença

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (19), a Fundação Hemopa recebeu visita de pacientes para palestra do Dia Nacional De Conscientização Sobre a Doença Falciforme. O evento aconteceu no auditório principal do hemocentro coordenador, no bairro Batista Campos, e teve como objetivo conscientizar a comunidade local sobre assunto e estimular uma cultura de apoio aos que enfrentam essa doença.

Promovido pela Coordenadoria de Atendimento Ambulatorial (Coamb) da Fundação, a ação contou com vários momentos de descontração destinados aos pacientes de hematologia e hemoterapia, que realizam seus tratamentos no Hemopa. Realizado a partir de um encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, o tratamento do paciente  passa a ser realizado e acompanhado pelo Hemocentro com o auxílio de um programa socioeducacional interno promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

Esse programa garante direitos educacionais aos pacientes infantis com doenças no sangue, além de incentivar as crianças a saber mais sobre sua patologia e permitir a continuidade da escolarização desses pacientes. 

Ao falar de doença falciforme no Brasil, é essencial entender o contexto racial por trás dessa luta. Essa patologia afeta predominantemente pessoas negras e, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 8% da população afrodescendente no Brasil já foi diagnosticada com anemia falciforme. Por esse motivo, a Fundação Hemopa buscou também apoiar a campanha da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme  (Fenafal), por meio desse evento, na democratização do acesso à saúde básica desse grupo. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?