-
16/12/2019 às 18h30min - Atualizada em 16/12/2019 às 18h30min

Grupo coral realiza show para celebrar 30 anos de atividades

O grupo Cantores Contemporâneos vai apresentar canções que marcaram todo esse período

Assessoria de Comunicação do evento
Com edição do belem.com.br
O repertório fará uma retrospectiva dos espetáculos apresentados pelos grupos dirigidos pela professora mestra Ana Maria Souza (Foto: Divulgação)
   
O grupo Cantores Contemporâneos realiza, nesta terça-feira (17), às 20 horas, o show "Canções e Momentos - Retrospectiva", no Teatro Waldemar Henrique, em Belém. Com mais de três décadas de atividades dedicadas ao canto coral, o grupo vai apresentar canções que marcaram todo esse período, desde o seu surgimento em 1987, com foco nos espetáculos músico-teatrais. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. A realização é da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), com apoio da Cia de Dança Marina Benarrós e Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
O repertório fará uma retrospectiva dos espetáculos apresentados pelos grupos dirigidos pela professora mestra Ana Maria Souza, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA): coro cênico Helena Coêlho Cardoso, Grupo Vocal Vox Brasilis e Cantores Contemporâneos, que têm como grande diferencial aliar ao canto coral recursos cênicos e de expressão corporal, com objetivos de desenvolver a interpretação musical dos coralistas.
 
Num passeio musical, o público vai conferir desde "Ave Maria", de Arcadelt (compositor renascentista) até "Marimbondo, Sinhá", do autor paraense Bruno de Menezes, e ainda Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso, Milton Nascimento e sambas conhecidos e imortalizados pelos grandes nomes do gênero. Para compor o espetáculo, participam sopranos, barítonos, contraltos e tenores, além de instrumentistas como Nego Nelson e Cizinho Pamplona no violão, Edson Santana e Francisco na percussão afro, Francielem Monteiro no piano, com direção cênica de César Cordeiro.
 
História
 
Foi durante o XV Encontro de Arte de Belém (Enarte), em Belém, que o grupo realizou o primeiro espetáculo com esse conceito de unir música e teatro. Chamado "Canções e Ações", a apresentação foi no Theatro da Paz, com direção cênica de Carlos Viegas (Sesc-PA) e participação de Marina Monarcha. De 1989 a até 2008, seus primeiros 20 anos, chamou-se coro-cênico "Helena Cardoso", depois ficou apenas coro-cênico da UFPA e em 2004 assumiu o nome Cantores Contemporâneos.
 
Serviço:
Show "Canções e Momentos – Retrospectiva"
Terça (17), às 19h30
Teatro Waldemar Henrique (Av. Pres. Vargas, 645 - Campina)
Ingresso: um quilo de alimento não perecível

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual dos museus em Belém deveria ser visita obrigatória para qualquer pessoa que queira conhecer mais a cidade?

66.7%
4.8%
0%
9.5%
19.0%