17/12/2019 às 12h30min - Atualizada em 17/12/2019 às 12h30min

Belém sedia o II Encontro Regional de Profissionais de Museus

O evento é gratuito e oferece oficinas, apresentação de trabalhos e mesas de debates

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
A atividade comemora, ainda, o Dia do Museólogo, que transcorre nesta quarta-feira, 18 (Foto: Tássia Barros/ Agência Belém)
   
Nesta terça e quarta-feira (17 e 18), das 8h30 às 17h, o Museu de Arte de Belém (Mabe), que fica localizado no Palácio Antonio Lemos, sede da prefeitura municipal, recebe o II Encontro Regional de Profissionais de Museus, uma realização da empresa de consultoria museológica Bessa & Jucá, em parceria com o Mabe. O evento é gratuito e oferece oficinas, apresentação de trabalhos e mesas de debates, contando com a participação de arquitetos, museólogos e historiadores.

O tema deste ano é "Museus, Políticas Públicas e Patrimônio" e tem como objetivo reunir profissionais de museologia e de instituições da área de museus e patrimonial para debater sobre as práticas e medidas legislativas voltadas para a preservação e disseminação do patrimônio histórico.

A atividade comemora, ainda, o Dia do Museólogo, que transcorre nesta quarta-feira (18).

Confira a programação:

- Terça, 17:

Das 8h30 às 12h, abertura - oficina “Leitura básica de projetos de exposição (layout, planta baixa e complementares)”, com a arquiteta Sandy Rocha.

Das 14h às 15h20, apresentação de trabalhos, com a participação de Tainá Arruda, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Das 15h30 às 17h, mesa 1 - “Valorização do patrimônio: para além das políticas públicas”, com Rebeca Ferreira Ribeiro, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Goretti Tavares, do projeto “Roteiros Geoturísticos”; e o historiador paraense Michel Pinho.

- Quarta, 18:

Das 8h30 às 12h30, oficina “Noções básicas de documentação museológica de vestuário”, com a curadora de moda e vestuário Susanne Dias.

Das 14h às 15h30, apresentação de trabalhos.

Das 15h45 às 16h15, mesa 2 - “O desafio dos museus no processo de preservação do patrimônio”, com Janice Lima, diretora do Mabe; e Carlos Alberto da Silva Leão e Otaci Gemaque, representantes do Museu do Marajó.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?