14/07/2023 às 08h43min - Atualizada em 14/07/2023 às 08h43min

Empresas apresentam propostas de preços para obras do BRT Centenário

A licitação foi lançada no ano passado, na modalidade concorrência pública

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Reprodução
O projeto de implantação da primeira etapa do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na avenida Júlio César já tem empresas concorrentes. A abertura dos envelopes com as propostas de preços, pela Comissão Permanente de Licitação (CPL), da Prefeitura de Belém, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), no bairro de São Brás.

A licitação foi lançada no ano passado, na modalidade concorrência pública, do tipo técnica e preço, a pedido da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para a contratação de empresa especializada.

A prestação dos serviços para a implantação do BRT Centenário - 1ª etapa envolve o gerenciamento, supervisão e apoio técnico para execução de obras civis, incluindo terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, estações de passageiros e obras de arte especiais e de reurbanização.

Ao todo, nove empresas apresentaram propostas de preço, mas somente oito foram habilitadas. Os valores variam de R$ 13,5 milhões a R$ 17,6 milhões, que deverão ser revalidados pelas interessadas.

“A equipe técnica da Seurb fará agora a avaliação das propostas financeiras e, depois de classificá-las efetivamente, será feita a ponderação com as notas das propostas técnicas para poder chegar ao resultado final de quem será a vencedora”, informa Silvio Costa, presidente da Comissão Permanente de Licitação. A abertura dos envelopes também foi acompanhada por representantes de empresas concorrentes e da comissão técnica da Seurb.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reforça a importância do empreendimento para a modernização do sistema viário da capital. "Esse é o primeiro passo para iniciarmos essa grande obra que beneficiará a cidade e a população com mais mobilidade, paisagismo, urbanismo e estruturas de acessibilidade para pedestres e ciclistas. Será uma obra completa e muito bem planejada de urbanização, que com certeza dotará Belém de um sistema viário mais moderno e muito mais eficiente", afirma o prefeito.

Acesso e referências

A avenida Julio César, com 4,85 quilômetros de extensão, é uma das mais importantes de Belém, porque liga a Av. Almirante Barroso, a principal via de acesso à cidade, no bairro do Marco, ao Aeroporto Internacional Júlio César Ribeiro, em Val-de-Cães.

Na via também estão localizadas as sedes de importantes órgãos públicos, como do Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, da Superintendência da Policia Federal e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Em breve, a avenida terá o Parque da Cidade, que está sendo construído pelo Estado na área do antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira, no bairro da Sacramenta. O espaço irá servir ainda para eventos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP-30, a ser realizada em 2025.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?