25/07/2023 às 11h26min - Atualizada em 25/07/2023 às 11h26min

4 dicas para limpar a caixa de areia do gato corretamente

Investir tempo e atenção nessa tarefa é um gesto de carinho e responsabilidade com o seu companheiro de quatro patas

com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Shutterstock
Os gatos são animais muito limpos, e uma caixa de areia suja pode levar a problemas de saúde, como infecções urinárias e intestinais. Um ambiente sujo também pode causar estresse e desconforto ao pet, afetando negativamente seu bem-estar.

Além disso, manter a caixa de areia limpa ajuda a prevenir a disseminação de parasitas, bactérias e vírus que podem afetar tanto o gato quanto os humanos que convivem com ele. Por isso, limpá-la corretamente é uma tarefa essencial para manter a saúde e o bem-estar do felino, além de garantir um ambiente higiênico para todos os membros da família. A seguir, confira algumas dicas de como limpar a caixa de areia do seu gato!

1. Frequência da limpeza
A caixa de areia deve ser limpa diariamente. Os gatos são animais extremamente higiênicos e podem evitar o uso da caixa se ela estiver suja. Dessa forma, retirar dejetos sólidos e aglomerados de urina todos os dias ajudará a manter a caixa limpa e atrativa para o bichano.

2. Troca completa da areia
De tempos em tempos, é essencial fazer uma troca completa da areia. A frequência pode variar dependendo do tipo utilizado e do número de gatos na casa. Geralmente, a troca completa é necessária a cada 1 ou 2 semanas.

3. Lave a caixa
Ao realizar a troca completa da areia, lave a caixa com água e sabão neutro. Evite o uso de produtos de limpeza com cheiros fortes, pois os gatos têm olfato sensível e podem se sentir incomodados.

4. Areia adequada
Escolha uma areia adequada para o seu gato. Alguns felinos têm preferências específicas em relação à textura e ao tipo. Contudo, existem várias opções disponíveis no mercado, como areia de argila, sílica, grânulos, biodegradáveis, entre outras. Em caso de dúvidas, consulte um médico veterinário para obter mais informações.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?