09/08/2023 às 08h19min - Atualizada em 09/08/2023 às 08h19min

ONU e Comitê da COP 30 visitam obras do Parque da Cidade, na capital paraense

Novo espaço ambiental de Belém terá mais de 500 mil metros quadrados e será o principal palco da COP da Amazônia

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
A obra do Parque da Cidade, em Belém, recebeu a visita da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, acompanhada de Simon Stiell, secretário executivo da UNFCCC (sigla em inglês para Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) e, ainda, uma comitiva do governo federal, na manhã desta terça-feira (8). 

A vice-governadora mostrou detalhes da maior obra de intervenção urbana em curso no Pará, e que será palco dos debates da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025. O novo espaço ambiental terá mais de 500 mil metros quadrados de obras construídas, além de uma área paisagística de 50 hectares.

“Estamos aqui junto com o comitê da COP, do governo federal, que tem representantes do meio ambiente e da Casa Civil, também do Itamaraty, que vieram conhecer, juntamente com o Simon Stiel, que é representante da ONU, observando o espaço do Parque da Cidade que será um dos equipamentos âncora para a realização da COP-30”, enfatizou a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan. 

O equipamento cultural terá o Centro de Economia Criativa e o Centro Gastronômico, além de cinema, estúdio de gravação musical, mercado de produtos regionais, biblioteca, fonoteca, praça de alimentação, a praça marajoara e um ateliê multiuso. Haverá ainda uma Torre de Contemplação, um templo ecumênico, o “Oratório da Água e da Luz”, um Teatro Multiuso, palcos interno e externo e uma Praça de Exposição de Aeronaves, que manterá viva a memória do Aeroporto Brigadeiro Protásio e do Aeroclube de Belém, que funcionou no local.

O governo estadual promoveu projeções dos ambientes, com informações sobre a logística e a conexão com outros pontos importantes da cidade de Belém, como o aeroporto, Hangar e a Estação das Docas. O projeto do Parque da Cidade impressionou a representante do Ministério do Meio Ambiente do governo federal, Ana Toni. 

É a primeira vez que a Conferência será realizada  na Amazônia. O evento internacional é ponto de referência para a conscientização mundial da proteção das florestas, em especial da Amazônia. Foi o que destacou o secretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell. 

“O que estamos vendo aqui é o início dos preparativos para a COP 30. E é incrível ver a visão das autoridades brasileiras, não apenas em termos da substância das negociações, mas a necessidade de concentrarmos a atenção global na crise climática. Os primeiros preparativos para este local que abrigará todos os negociadores, todas as delegações que virão a esta região para realizar esse trabalho muito, muito importante em termos de enfrentamento da crise climática e o entusiasmo, a motivação, a vontade de todos aqueles com quem nos reunimos são muito encorajadoras”, finalizou o representante. 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?