25/08/2023 às 09h07min - Atualizada em 25/08/2023 às 09h07min

Projeto 'Carimbó Galo Duro' celebra Dia Municipal do Carimbó com show nesta sexta

Evento com entrada franca integra o Projeto Música no Jardim, e começará a partir das 17h desta sexta-feira (24) na Fundação Carlos Gomes, em Belém

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Para homenagear o carimbó, patrimônio imaterial brasileiro celebrado neste sábado (26), a Fundação Carlos Gomes e o Instituto homônimo promoverão a apresentação do Carimbó Galo Duro, com um show gratuito e aberto ao público, nesta sexta (25), às 17h, na sede da instituição. A programação faz parte do Projeto Música no Jardim, que busca proporcionar atrações culturais para os alunos da instituição e para o público.

Fundado no mês de janeiro deste ano, o Carimbó Galo Duro surgiu a partir da necessidade de ter um grupo artístico para realizar apresentações em um evento da Prefeitura de Belém. “A partir desta ideia, perguntei aos meus colegas do Núcleo de Percussão e ao técnico Marcelo Cardoso e ao professor Claudionor Amaral se não poderíamos tocar carimbó em São Braz. Então, em fevereiro,  desenvolvemos um projeto de extensão para promover a vivência do carimbó dentro das dependências do Instituto Estadual Carlos Gomes, com o principal objetivo de estimular os nossos alunos a aprenderem a linguagem característica desse ritmo”, explicou o professor Ricardo Aquino, que é músico do Instituto Estadual Carlos Gomes e responsável pelo projeto.

Ricardo Aquino também explica que o Carimbó Galo Duro tem um núcleo formado por professores e técnicos da instituição. Após a formatação do projeto, as inscrições foram abertas para os alunos do instituto e para o público externo, que quisessem participar desta iniciativa, que proporciona a vivência deste ritmo paraense, através das leituras, pesquisas sobre os mestres e mestras que mantém a tradição musical, além da oportunidade de troca de experiências em torno deste ritmo musical.

Além disso, o projeto tem a proposta de investigar o carimbó por meio dos vários elementos  constituintes da obra dos mestres, que são abordados em sala, como:  estilo composicional, forma, padrões harmônicos e melódicos, a prática do improviso, através da transcrição e execução dos solos das canções. A iniciativa também conta com o Ciclo de Convidados, para reunir mestres e pesquisadores do carimbó para darem dicas e incentivar os músicos mais jovens e  iniciantes a se interessarem pelo aprendizado da linguagem do ritmo paraense. O Carimbó Galo Duro já compôs três canções próprias e o objetivo é ampliar o repertório autoral a partir das atividades desenvolvidas pelo grupo.

Serviço

Música no Jardim apresenta o Carimbó Galo Duro em comemoração ao Dia Municipal do Carimbó, com entrada fanca. 
Data: 25/08/2023
Horário: 17h
Local: Jardim do Instituto Estadual Carlos Gomes, na avenida Gentil Bitencourt, no bairro de Nazaré, em Belém.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?