06/06/2024 às 07h30min - Atualizada em 06/06/2024 às 07h30min
Ato Simbólico marca Dia Mundial do Meio Ambiente, em Belém
O evento ocorreu no Parque Estadual do Utinga
BELEM.COM.BR
ASCOM
O evento teve como objetivo destacar a importância da preservação ambiental e preparar a cidade para a COP 30. FOTO: DIVULGAÇÃO / ASCOM Ato Simbólico no Parque Estadual do Utinga Marca Dia Mundial do Meio Ambiente Glauber Maia destaca a importância da preservação ambiental e prepara Belém para a COP 30 Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o engenheiro ambiental Glauber Maia realizou um ato simbólico no Parque Estadual do Utinga, em Belém,capital Paraense, nesta quarta-feira, 5 de junho. O evento, que iniciou às 10h, teve como objetivo destacar a importância da preservação ambiental e preparar a cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá no próximo ano.
Nascido no Dia Mundial do Meio Ambiente, Glauber Maia acredita que sua paixão pela natureza é mais do que coincidência, vendo-a como uma missão de vida. Formado em engenharia ambiental e com experiência como Policial Federal combatendo atividades ilegais na Amazônia, Maia dedica sua carreira ao desenvolvimento sustentável e à defesa de políticas públicas para Belém. "A COP 30 precisa deixar frutos para uma Belém mais sustentável, não sendo apenas um preposto para um grande evento. Precisamos aperfeiçoar a infraestrutura urbana: transporte público eficiente, saneamento básico, gestão de resíduos e áreas verdes cuidadas," afirmou Maia durante o ato.
Ele ressaltou que tais avanços são essenciais para transformar Belém em uma cidade mais digna, limpa, segura e sustentável. "Juntos, faremos a diferença. Vamos cuidar de Belém, das pessoas e do futuro," concluiu Maia. A agrônoma Kariny Santos, participante do evento, destacou a importâdas ações locais para a agenda ambiental global.
"Eventos como este são fundamentais para conscientizar a população sobre a necessidade urgente de preservar o meio ambiente. É essencial que promovamos mais iniciativas que envolvam diretamente a comunidade, incentivando práticas sustentáveis no cotidiano de cada cidadão. Somente através da participação ativa e do engajamento coletivo conseguiremos enfrentar os desafios ambientais que ameaçam o nosso planeta," afirmou Kariny.
O Parque Estadual do Utinga, onde ocorreu o evento, é uma Unidade de Conservação Estadual estabelecida para proteger ecossistemas naturais de alta relevância ecológica e beleza paisagística. Além disso, o parque promove pesquisas científicas e fomenta atividades de educação ambiental, incluindo o ecoturismo. Sobre Glauber Maia Glauber Maia é engenheiro ambiental com vasta experiência em sustentabilidade e conservação ambiental. É Policial Federal na Amazônia e o idealizador do Instituto Helder Maia.