30/12/2019 às 09h35min - Atualizada em 30/12/2019 às 09h35min

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Aberta

Voltado para estudantes de baixa renda, o programa é um curso preparatório gratuito para o ENEM

Texto da Ascom da UFPA com edição do Belém.com.br
O início das aulas está previsto para o dia 10 de fevereiro. (Foto: Divulgação)

   O Programa Universidade Aberta (PUA) é um curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que está com inscrições abertas. 

A iniciativa é voltada para estudantes de baixa renda, o PUA é um projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física), com o apoio de outros cursos de licenciatura.S

São ofertadas  aulas de todas as disciplinas exigidas nos conteúdos programáticos do ENEM para alunos que concluíram ou estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública ou portadores de bolsa integral em escolas particulares. 

As aulas serão realizadas de segunda a sexta, das 13h20 às 18h20. O início das aulas está previsto para o dia 10 de fevereiro.

Inscrições – Interessados devem realizar a inscrição aqui, com preenchimento do cadastro e envio, por meio eletrônico, dos documentos solicitados (RG, comprovante de residência, certificado de conclusão ou matrícula do terceiro ano do ensino médio e comprovação de bolsa para alunos de escola particular) até o dia 30 de janeiro. 

 Após isso, os inscritos devem confirmar a inscrição no PET-Física (Campus Básico da UFPA) e levar 2 kg de alimentos não perecíveis, até dia 31 de janeiro.

Seleção – São ofertadas 112 vagas, e os estudantes serão selecionados via processo seletivo, que consistirá em uma prova de múltipla escolha, com 10 questões de Matemática e 10 questões de Português. A prova será realizada no dia 2 de fevereiro, das 9h às 11h. O local da prova será informado no momento da confirmação da inscrição.

Os conteúdos ministrados na prova serão: para Matemática: Conjuntos, Noções básicas de geometria plana, razões e proporções, potenciação e radiciação, equações e problemas do primeiro e segundo graus, relações métricas e trigonométricas num triângulo retângulo;  para Português: Leitura e interpretação textual, Pontuação, Acentuação, Concordância verbal e nominal e Conhecimento vocabular.

Matrícula – A matrícula dos aprovados será realizada entre os dias 4 e 7 de fevereiro, na sala do PET-Física. Os alunos devem levar um documento oficial com foto e um bloco de papel A4, com 100 folhas. Os alunos selecionados que não realizarem a matrícula no período estipulado perderão a vaga.
 

Mais informações no edital.


Serviço:
Inscrições PUA 2020
Período: 20 de dezembro de 2019 a 30 de dezembro de 2020
Contribuição: 2 kg de alimento não perecível
Inscrições: formulário
Edital para mais informações: acesse aqui

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?