30/12/2019 às 15h18min - Atualizada em 30/12/2019 às 15h18min

Tucuruí completa amanhã seus 72 anos de emancipação

A cidade comemora seu aniversário hoje (30) com grande show

Informações do portal tucurui.pa.gov.br
com edição do belem.com.br
   
Um mega show acontece logo mais à noite, com o Cabaré do Brega como atração principal, nas Escadarias da Santo Antônio, para homenagear Tucuruí em mais um aniversário da cidade.
 
O prefeito de Tucuruí, Arthur Brito parabenizou cada cidadão do município, destacando o papel das famílias para o desenvolvimento da localidade. “Nesse dia tão importante pra nossa cidade, quero parabenizar a todos os nossos munícipes de Tucuruí que completa 72 anos de muita história e coisas boas. Sabemos que muitas pessoas contribuíram imensamente para a história de nossa cidade e quero desejar parabéns a cada uma delas”, declarou.
 
Foto: Ascom da Prefeitura de Tucuruí
 
O município paraense, às margens do rio Tocantins, tem uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí(UHE), além de diversas ilhas de água doce artificiais.
 
A cidade se destaca ainda por abrigar em seu território parte da Área Indígena Assuriní, a Reserva Trocará, com mais de 200 km². Para quem se interessa pelos povos indígenas, a visita à aldeia é uma boa opção. Até porque a população desse grande município se origina na cultura dos povos indígenas, mais especificamente nas tribos dos Assurinís, Parakañas e Gaviões, primeiros habitantes da região.
 
A localidade foi elevada à categoria de município em 1947 e em meados da segunda metade do século XX, torna-se palco da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE), obra responsável pela radical mudança econômica da cidade, além da chegada de muitas famílias envolvidas nas atividades do empreendimento.
 
O município passa a crescer e se firma com uma economia sólida. Hoje, o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, do município de Tucuruí é um dos melhores do Estado do Pará, atingindo a média de 0.666, registrando um crescimento de 22,65%.
 
Sua base econômica, a formação da população e as perspectivas acompanharam essa transformação radical, fazendo de Tucuruí, hoje, um polo de geração de energia com capacidade para explorar, de forma racional, as belezas naturais enriquecidas pelo lago artificial.
 
O município que carrega a herança indígena como referência e alusão cultural – Tucuruí em Tupi quer dizer “Rio dos Gafanhotos” ou “Rio das Formigas”, passou por dezenas de transformações, mas nenhuma tão radical quanto a construção da hidrelétrica, que possibilitou ao município um salto astronômico na qualidade de vida da população e na economia.

A cidade de Tucuruí, que deixou de ser extensão de Baião para ser a “capital da energia” no Estado do Pará, ganhou status de referência econômica e sociocultural na região formada pelos rios Tocantins e Araguaia.

O município chega à maturidade com muito que comemorar como a economia solidificada e em franco crescimento, bom nível cultural, povo humilde, prestativo, apaixonado e festivo. Tudo isso fazem de Tucuruí uma das melhores cidades, na região Sudeste do Pará, para se viver.

 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?