31/12/2019 às 08h59min - Atualizada em 31/12/2019 às 08h59min

Liderança jovem paraense se prepara para renovação política

Turma concluiu capacitação política agora em dezembro 

Andreza Gomes
jornalista do belem.com.br
Turma de jovens se prepara para liderança política por meio do Renova BR - Foto: Divulgção
    
A partir da formação política do Programa Renova BR, um grupo de 25 jovens se formou e está preparado para liderar a formação política, onde se predomina o diálogo, dedicação e a missão de ser político. A capacitação foi concluída neste mês de dezembro.


São pessoas de diversos municípios paraenses como Castanhal, Ananindeua, Belém, Santarém, Óbidos, Cametá entre outros. Alguns possíveis candidatos à cargos políticos nas eleições de 2020.

O Renova BR é a maior escola de formação política do Brasil, que visa capacitar cidadãos comuns de forma técnica e apartidária para atuarem na política. 

O sociólogo Leandro Barros, foi um dos alunos formados pelo programa. Para ele, participar desta atividade representa um processo de aperfeiçoamento, empoderamento e qualificação de como a política deve ser feita. “É exatamente o que falta para os nossos políticos, conhecer as leis, a constituição, de como a política deve proceder no âmbito municipal, estadual e nacional”, pontua. 

Panorama- Nesta edição, foram 31 mil perfis analisados através de currículo, teste de raciocínio lógico, conhecimentos gerais, entrevistas, sendo que apenas 1.400 pessoas, de 455 cidades, foram selecionadas.

O curso durou aproximadamente seis meses. Foram 96 horas, 31 disciplinas, 204 aulas, 31 temas, 91 textos complementares, diversas atividades práticas em três eixos principais de formação: marketing e comunicação política, liderança e mobilização e desafios dos municípios e suas soluções.

Os alunos do Pará receberam um certificado Digital Renova BR Cidades - certificação internacional - que terá todas as informações dos alunos. Desta forma, a população poderá consultar e atestar a autenticidade do curso e capacidade técnica de cada um para assumir cargo público eletivo.

No ano passado o Renova BR capacitou 133 pessoas e elegeu 17 entre deputados e senadores. Entre eles os já conhecidos Felipe Rigoni, primeiro deputado deficiente visual, Joenia Wapichana, primeira deputada indígena e Tabata Amaral, ativista pela educação, eleitos recentemente como os melhores parlamentares do ano de 2019.

Os alunos capacitados do Estado do Pará:

Belém:
Luciana Leal
Amarílis Aragão Dias 
Israel Athayde
Leandro Barros 
Pamela Massoud
Paulo VIctor Squires

Ananindeua:
Alcindo Júnior
Neto D’Ippolito

Castanhal:
Mylene Costa da Silveira - eleita pelo melhor projeto Renovar o Brasil da região Norte

Cametá:
Gustavo Gonçalves da Silva
Fernando Assunção Camarinha

Marituba:
Pablo Junior Alves Vitalino

Santarém Novo:
Emerson Costa

Santarém:
Davison Nery

Oriximiná:
Elisangela Batista

Parauapebas:
Seanne Rodrigues
Kariny Stéfany

Óbidos:
Profa. Carlea Baraúna

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?