A Prefeitura de Belém enviou água mineral e cestas básicas aos moradores de Outeiro. FOTO: AG.BELÉM
A criação de um comitê permanente para combater o incêndio na ilha de Caratateua, popularmente conhecida como Outeiro, foi o resultado imediato de uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal de Belém e do governo do Estado sobre a ocorrência de sinistros na região distrital da capital paraense.
A reunião, uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional de Outeiro (Arout), foi realizada na quarta-feira, 13, com o objetivo criar uma força-tarefa para reduzir ocorrência de incêndios na mata da comunidade Carlos Lamarca, no bairro Fama.
Além disso, foram apresentadas também sugestões de ações estruturais, como aquisição de um hidrante para o reabastecimento do caminhão dos bombeiros e melhoria no acesso dos transportes ao local.
“Os incêndios têm que ser combatidos e a Prefeitura de Belém está estruturando, com órgãos estaduais, um comitê de crise para diminuir o sofrimento e superar essa crise, que é fruto dessa emergência climática”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Segundo ele, “a nossa ação é concreta e Outeiro sempre terá a solidariedade da Prefeitura de Belém. Por isso, peço à população, vamos evitar jogar baganas de cigarro, fazer pequenas queimas de material, porque, com esses cuidados, vamos avançar e superar essa situação difícil”.
Ações emergenciais Na última segunda-feira (11), a Prefeitura de Belém fez na entrega de cestas básicas e roupas para os moradores da comunidade. A ação já beneficiou cerca de cem pessoas.
Paralelo a isso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Outeiro passou a ser o ponto de coleta para assistência das vítimas dos incêndios, garantindo acesso aos serviços de saúde.
Além da entrega de água mineral às comunidades afetadas, a Prefeitura, em Outeiro, cedeu uma pá escavadeira e carro-pipa com capacidade de 12 mil litros para auxiliar os bombeiros no combate às chamas.
O registro de queimadas nas matas da ilha ocorreu na comunidade Carlos Lamarca no último domingo, 10, e na comunidade Tucumaeira, no bairro do Fama. As ações estão sendo investigadas pelos órgãos de segurança do Pará para descobrir a origem.
Participaram do encontro, a Arout, Defesa Civil de Belém, Guarda Municipal, Delegacia de Meio Ambiente do Pará (Dema) e Corpo de Bombeiros do Pará.
Mosqueiro No distrito de Mosqueiro, as ações da Prefeitura de Belém também estão intensas para amenizar os impactos das comunidades atingidas com os focos de incêndio registrados na localidade.
Desde a semana passada, as comunidades 19 de Abril, Nova Esperança e Vitória sofrem com as consequências das queimadas. Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura entregou 100 cestas básicas e 240 pacotes de água mineral de 1,5 litro para as comunidades atingidas com o sinistro.
Nesta quinta-feira, 14, a Defesa Civil de Belém distribuiu 100 cestas básicas e 300 pacotes de garrafas de água mineral e 1,5 litro às comunidades afetadas: 19 de Abril e na Nova Esperança, situadas na PA-381. A Prefeitura vem atuando no distrito desde o último dia 4, por meio de vários órgãos coordenados pela Defesa Civil, a fim de ajudar a conter o sinistro. Há uma semana, a situação classificada como incêndio florestal regrediu para focos que seguem sendo combatidos diariamente.
No auge do incêndio, a Prefeitura cedeu duas pás escavadeiras e dois carros-pipa de 12 mil litros cada para ajudar o Corpo de Bombeiros, que dispunha apenas de um caminhão de combate a incêndio. Atualmente, a Prefeitura mantém um maquinário de cada modelo no distrito, pois os outros dois foram enviados a Outeiro.