02/01/2020 às 12h42min - Atualizada em 02/01/2020 às 12h42min

O inverno Amazônico será rigoroso até o dia 12 de janeiro

As chuvas serão intermitentes nestes primeiros dias do ano de 2020

Andreza Gomes, jornalista do Portal Belém.com
As chuvas serão intensas na capital paraense. (Foto: Jamylle Araújo)
 
 
 
   Chuvas com intensidade de 12 a 24 horas com poucas interrupções é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Pará e Maranhão para os próximos dias. A afirmação é do Chefe da Meteorologia do Pará, José Raimundo Abreu.


“As chuvas prolongadas são uma das características das zonas de convergência intertropical. São faixas de nuvens que estão carregadas que provocam chuvas intermitentes”, detalha.

Para quem ainda está nos balneários e praias do Estado, este primeiro fim de semana, dias 04 e 05 de janeiro, será de muitas chuvas. “Pelo monitoramento realizado aqui na região, nós teremos muita chuva nesta semana, ainda nos primeiros dias do mês de janeiro, ou seja, pode chover o dia todo ou levar a noite toda com pequenos intervalos”, informa.

Os municípios de Belém, Castanhal, Salinas, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel, Vigia são alguns que serão atingidos pelas chuvas intermitentes. Mosqueiro e cidades da Ilha do Marajó também serão atingidas pelo fenômeno climático.


Antecipado - O inverno amazônico começou no dia 15 de dezembro de 2019. “E no final do ano de 2019 alcançou uma média histórica de 31% acima da média que era de 268 milímetros de água e em dezembro, chegou a 351 milímetros. Foi o maior volume de água nos últimos 30 anos”, finaliza José Raimundo Abreu.


A previsão do Inmet é que as chuvas irão até o mês de março, com intensidade em janeiro e fevereiro.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?