Viradão da Saúde atende mais de 250 moradores do Bengui e Tapanã em Belém
Mutirão noturno ofereceu consultas especializadas gratuitas e reduziu filas de espera na primeira edição do projeto, realizado na Usina da Paz do Bengui.
Foto: Ascom Sesma
Mais de 250 moradores dos bairros do Bengui e Tapanã, em Belém, foram atendidos na primeira edição do Viradão da Saúde, realizada na Usina da Paz do Bengui na noite desta sexta-feira (31). O mutirão noturno ofereceu consultas gratuitas em diversas especialidades médicas, como oftalmologia, dermatologia, clínica geral, endocrinologia, ortopedia, cirurgia geral e neurologia, com o objetivo de reduzir as filas de espera e proporcionar atendimento rápido e humanizado.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Belém em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Hospital Maradei, CESUPA e Beneficente Portuguesa. O Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizou um levantamento prévio dos pacientes que aguardavam na fila de regulação da Unidade Básica de Saúde do Benguí II, garantindo que todos fossem atendidos de forma organizada e eficiente.
Histórias de Superação
Andrea Guedes, de 46 anos, é um exemplo de quem vivenciou a longa espera por uma consulta. Desde 2019, ela aguardava atendimento com um cirurgião geral para realizar a retirada de cálculos na vesícula. “São anos de espera e sofrimento. Sinto dores diárias e deixo de trabalhar por isso. Mas hoje saio daqui renovada, com esperança de recuperar minha saúde”, disse emocionada. Andrea já recebeu as guias para realizar os exames pré-cirúrgicos e finalmente marcar a cirurgia.
Outra beneficiada foi Maria de Lourdes, de 66 anos, que esperava há mais de um ano por uma consulta de ortopedia. “A dor aumentava, e eu vivia na esperança de ser atendida. Quando recebi a ligação com a data e horário, quase não acreditei. Foi um alívio”, contou.
Impacto do Projeto
O oftalmologista Igor Parente, que participou do mutirão, destacou a importância da iniciativa: “São pacientes que estavam há anos na fila de espera por uma simples consulta. Ações como essa são fundamentais, pois levam os serviços até a população.”
O prefeito Igor Normando ressaltou que o Viradão da Saúde é um compromisso de campanha que está sendo cumprido. “Essa é só a primeira ação. O Viradão será uma realidade no nosso governo, oferecendo saúde de qualidade com grandes profissionais. É algo inédito em Belém, e já vemos resultados positivos”, afirmou.
Próximos Passos
A Prefeitura de Belém já planeja novas edições do Viradão da Saúde, com a inclusão de outras especialidades médicas e a abrangência de mais bairros da cidade. O objetivo é continuar promovendo a saúde de maneira rápida e eficiente para quem mais necessita.
Com informações da Agência Belém