Um laboratório de análises clínicas no bairro do Umarizal, em Belém, foi flagrado nesta terça-feira (1º) desviando energia elétrica em uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Científica e Equatorial Pará. Segundo as investigações, o estabelecimento adulterou o medidor de consumo e, nos últimos 15 meses, furtou cerca de 90 mil kW/h mensais – volume suficiente para abastecer 500 residências por 30 dias.
De acordo com o laudo técnico, 66% da energia consumida pelo laboratório não era registrada devido à manipulação em duas fases do medidor. O responsável pelo local foi conduzido à delegacia para prestar depoimento e pode responder por crime com pena de até oito anos de prisão. A CNN tentou contato com o estabelecimento, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Riscos e prejuízos
Além do impacto financeiro – estimado em centenas de milhares de reais –, o furto de energia coloca vidas em risco. "Essa prática sobrecarrega a rede, podendo causar interrupções no fornecimento e até incêndios", alertou um representante da Equatorial Pará. A concessionária reforça que a população pode denunciar casos suspeitos pelo Disque-Denúncia 181 ou por seus canais oficiais.
A operação desta terça faz parte de uma força-tarefa permanente contra fraudes no sistema elétrico, que só no último ano identificou dezenas de casos semelhantes em Belém. Autoridades estimam que o prejuízo do laboratório autuado ultrapasse R$ 500 mil durante todo o período da fraude.
Com informações do CNN.