Aumento da Tarifa de Ônibus em Belém: Passagem sobe para R$ 4,60 e mudança no sistema de catracas
Foto: Reprodução / Agência Belém
A tarifa de ônibus de Belém sofreu um reajuste e, a partir da próxima segunda-feira, 14 de abril, passará a custar R$ 4,60. A informação foi divulgada pelo prefeito Igor Normando (MDB) nesta sexta-feira (11), trazendo um misto de expectativas e controvérsias para a população da capital paraense. O novo valor, segundo a gestão municipal, está abaixo do valor que havia sido acordado pela gestão anterior, de R$ 5, e também é menor do que o valor proposto pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), de R$ 5,80.
Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito detalhou os aspectos do reajuste, destacando que o acordo visa equilibrar as necessidades do setor e as finanças públicas. “Acabamos de fechar um acordo para viabilizar a passagem de ônibus a R$ 4,60. Esse valor é mais baixo do que o acordado pela gestão anterior e bem inferior ao valor pedido pelo Setransbel, que chegava a R$ 5,80”, afirmou Normando.
Além do reajuste, a medida também traz uma mudança na dinâmica de cobrança, com a adoção de catraca livre aos domingos e feriados. Ou seja, nesses dias, os passageiros não precisarão pagar pela passagem, uma medida que visa incentivar o uso do transporte público nesses períodos.
No entanto, o aumento gerou críticas e discussões, especialmente por parte de usuários que enfrentam constantes problemas no sistema de transporte público, como a falta de horários adequados, veículos quebrando durante o trajeto, e situações como o uso de guarda-chuvas dentro dos coletivos devido a goteiras. A qualidade do serviço tem sido alvo de críticas recorrentes, o que tem gerado desconfiança entre os belenenses em relação à eficiência da gestão municipal em resolver essas questões.
O reajuste ocorre após uma reunião do Conselho Municipal de Transporte de Belém, que, na última quinta-feira (10), aprovou a proposta de aumento para R$ 5,60, embora o Setransbel tenha defendido um valor superior, de R$ 5,80. Além disso, a entrega de 300 novos ônibus, com ar-condicionado e wi-fi, foi anunciada, mas apenas 90 deles estão aptos a circular. A medida promete melhorar a qualidade do serviço, mas também levanta questionamentos sobre os prazos e a infraestrutura.
O aumento da tarifa de ônibus também ocorre em um cenário de promessas não cumpridas. Durante a campanha eleitoral, Igor Normando havia se comprometido a não aumentar a tarifa e a realizar uma licitação para o transporte público, além de implementar subsídios para as empresas de transporte, de modo a evitar o impacto direto nas tarifas dos passageiros. O subsídio é um pagamento feito pela prefeitura para complementar o valor pago pelos usuários e garantir a viabilidade financeira das empresas que operam no setor.
Atualmente, o sistema de transporte público em Belém opera sem licitação, por meio de uma ordem de serviço, o que gera questionamentos sobre a transparência e a concorrência no setor. A gestão de Edmilson Rodrigues (PSOL) chegou a abrir um processo licitatório, mas nenhuma empresa se interessou em participar. Agora, com o novo reajuste, a população belenense se vê novamente diante de um desafio: o aumento da tarifa será suficiente para melhorar a qualidade do transporte ou o problema da superlotação, dos veículos em péssimas condições e dos serviços insuficientes persistirá?
Com informações do G1.