18/01/2020 às 20h32min - Atualizada em 18/01/2020 às 20h32min

Dia Nacional do Fusca é comemorado em Belém

Os Fuskeiros apaixonados pelo automóvel se reúnem neste domingo, 19 de janeiro

Andreza Gomes (Jornalista do www.belem.com.br)
O Fusca foi um dos automóveis mais popular do Brasil (Foto: Andrè Tambucci)
   Você sabia que existe o Dia Nacional do Fusca? Comemorado no dia 18 de novembro, data que foi oficialmente inaugurada no ano de 1959, a fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo.

A unidade produtiva entrou para a história como a primeira construída fora da Alemanha. Em sua linha de montagem era produzida a Kombi e o Volkswagen Sedan, mais tarde rebatizado de Fusca.

Porém a fábrica começou a produzir antes de terminada, a Kombi em setembro de 1957 e o Fusca, em janeiro de 1959. Porém, a trajetória do icônico modelo começou em 1950, montado pela Brasmotor, de São Bernardo do Campo, a partir de unidades importadas desmontadas.

Só em 1953 a montagem passou a ser feita pela recém-fundada 20 de março) Volkswagen do Brasil, num galpão alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. As primeiras unidades eram importadas da Alemanha. Já em 1953, num galpão no bairro do Ipiranga, a Volkswagen passou a montá-lo com as partes importadas.

Belém – Para marcar as comemorações os Fuskeiros do Pará irão se reunir na Praça Amazonas, no domingo, 19 de janeiro, a partir de 9 horas da manhã, com exposição dos automóveis.

O presidente dos Fuskeiros do Pará, Paulo Ronaldo Trindade, 50, motorista urbano e morador do bairro da Cremação. “Eu tenho Fusca desde 2008, sou maluco por Fusca. Já tive cinco Fuscas, tem gente aqui em Belém que tem o automóvel há 40 anos”, conta.

Sobre o evento de domingo, o fuskeiro está com as melhores expectativas de público e também colecionadores. “Nossas expectativas sempre são as melhores possíveis. Já tivemos 90 carros participando, 50 e 40. Não vem só donos de fusca, aparecem donos de outros veículos de modelos antigos”, conta.

Fusca – A produção nacional do Fusca começou com 54% das peças fabricada no Brasil. O carro tem a velocidade máxima de 110 km/h e um câmbio manual de quatro marchas com primeira não sincronizada).

No ano de 1962, o fusca chegou a um milhão de unidades produzidas, se tornou um veículo popular. Ele foi fabricado até 1986, neste período, alcançou mais de 3,1 milhões de unidades produzidas. Para atender um pedido do então Presidente Itamar Franco, a companhia voltou a fabricar o Fusca, mas desta vez, inclusive por causa do Gol, o sucesso não foi tão grande e teve a fabricação encerrada em 1996.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?