Belém lança pagamento de ônibus por Pix e QR Code: veja como funciona

A nova tecnologia, fruto de parceria entre Prefeitura, Setransbel e Governo do Pará, permite compra de créditos via PIX e uso de QR Code para embarque, visando agilizar o dia a dia de milhares de usuários e integrar futuras funcionalidades como meia passagem e GPS.

Por Belém.com.br-
4 Min

Belém lança pagamento de ônibus por Pix e QR Code: veja como funciona
Foto: Reprodução / Redes sociais
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

Belém dá um passo importante na modernização do seu transporte público com o lançamento do "Vai Passe Fácil". O aplicativo permite o pagamento da tarifa de ônibus diretamente pelo celular, utilizando QR Code e recargas via PIX. A iniciativa, que já está em operação, busca trazer mais agilidade e comodidade aos passageiros, com planos de expansão para incluir meia passagem estudantil e rastreamento de ônibus em tempo real. Confira os detalhes de como a novidade funciona e o que esperar.

Na última quarta-feira, 11 de junho de 2025, a Prefeitura de Belém deu um passo ousado — e esperado por todos — rumo à modernização do transporte coletivo: foi lançado oficialmente o aplicativo “Vai Passe Fácil”, plataforma que transforma o celular dos usuários em bilhete eletrônico para ônibus. A novidade já está disponível para toda a frota da capital paraense e região metropolitana (RMB) e promete eliminar a velha novela do “tem troco?”, “cadê o cartão?” e “onde recarrega isso agora?”.

O projeto nasce de acordos entre a Prefeitura de Belém, o Setransbel (o sindicato das empresas de ônibus) e o Governo do Pará, que resolveram colocar a mão na massa e tirar do papel uma solução simples, prática e — finalmente — digital. A iniciativa responde a um desejo antigo da população: tornar o transporte mais acessível, rápido e compatível com a vida conectada que todo mundo já leva.

Menos fila, mais PIX: como funciona o Vai Passe Fácil?

A lógica é descomplicada. Baixe o aplicativo (disponível para Android e iOS), faça seu cadastro, recarregue com PIX e pronto: é só gerar o QR Code na hora do embarque e mostrar no validador. A luz verde acendeu? É só passar pela catraca. Chega de perder tempo em filas, carregar moedas no bolso ou rezar para o cartão não ter sumido no fundo da bolsa.

A recarga pode ser feita a qualquer hora do dia ou da noite — inclusive no fim de semana, quando os postos físicos não funcionam. Além disso, dá pra transferir créditos para outras pessoas, o que resolve a vida de quem precisa ajudar um parente ou amigo de última hora.

Ainda não é o paraíso — mas está melhor do que antes

Nem tudo está 100% ainda. Por enquanto, estudantes não conseguem usar a meia-passagem pelo app. A função está em fase final de testes, e tanto o prefeito Igor Normando quanto o governador Helder Barbalho prometeram que em breve ela estará disponível.

Outro recurso promissor está no forno: a integração com GPS. Em breve, será possível acompanhar, em tempo real, a localização dos ônibus e o tempo de chegada em cada parada. Para quem já cansou de ficar 40 minutos no ponto sem saber se o ônibus evaporou ou só está preso no engarrafamento da José Bonifácio, essa função será um alívio.

Um esforço conjunto com potencial a ser explorado

O sucesso do Vai Passe Fácil não vem só da tecnologia, mas da sinergia entre poder público e setor privado. As empresas de ônibus estão instalando novos validadores, treinando motoristas e adaptando seus sistemas à nova realidade digital. E isso faz diferença: modernizar o transporte não é só colocar um app nas lojas — é garantir que ele funcione para todo mundo, todos os dias.

Vale lembrar que esse movimento vem na esteira da renovação da frota com 300 novos ônibus. Ou seja, não é só uma maquiagem digital desta vez — tem estrutura por trás.

Expectativa alta, olhos atentos

O burburinho inicial em torno do aplicativo mostra que a população está ansiosa por mudança. Ainda não há muitas avaliações públicas de quem já usou o app, mas isso deve mudar nos próximos dias, à medida que os usuários forem testando o sistema na prática.

O que já está claro é o recado: Belém quer um transporte público mais inteligente, mais ágil e mais conectado. E o Vai Passe Fácil é um primeiro passo que pode — se for bem implementado e acompanhado — colocar a cidade no mapa da inovação urbana.

Agora é ver como o app se comporta com o peso da rotina de mais de 600 mil passageiros. Se funcionar bem, não vai ser só uma novidade — vai ser uma revolução silenciosa nos ônibus de Belém. E quem sabe, no futuro, vire modelo para outras cidades da Amazônia.

A era do “bip” digital começou. E quem diria, hein… andar de ônibus ficou mais moderno em Belém.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »