23/01/2020 às 16h30min - Atualizada em 23/01/2020 às 16h30min

Paragominas completa 55 anos de emancipação política

Município venceu grandes desafios ao longo da sua história e hoje é exemplo de sustentabilidade

Andreza Gomes
Jornalista do belem.com.br
O lago verde é um dos principais pontos turísticos da cidade (Foto: Prefeitura de Paragominas)
         
A família Miranda passou quase uma década morando em Paragominas, que fica a 322 quilômetros da capital paraense, na região nordeste do Pará. Nesta quinta-feira (23), a cidade completa 55 anos de emancipação política.  
 
Segundo Joseanne Miranda, 51, a família mantém laços de amizade com a cidade até hoje, mesmo já vivendo de volta em Belém. “Meu marido foi chamado para trabalhar no Fórum da cidade e toda a família mudou-se para Paragominas. Sempre vamos lá visitar os amigos. A cidade teve um grande progresso”, conta.
 
Ela conta que Paragominas é uma cidade bem organizada. “Eu gostei de morar na cidade, que tem um trânsito bem organizado, mototáxi, por exemplo, só dirige com o uso do capacete tanto para o motorista quanto para o passageiro. As faixas cidadãs são respeitadas. É uma cidade tranquila, organizada, limpa, as pessoas cuidam e amam a cidade”, pontua, acrescentando que, no dia do aniversário da cidade, os moradores dão um abraço simbólico no lago verde da cidade. “Todos de mãos dadas”, lembra Joseanne.
 
Presente – Moradora há 31 anos da cidade de Paragominas, a advogada Eldely da Silva Hubner, 58, nasceu em Belém, mas a cidade do nordeste paraense tem um lugar especial no seu coração.
 
Como presente para a cidade nestes 55 anos, ela daria “uma educação de qualidade com crianças na escola em horário integral, das 8 às 17horas”, comenta.
 
A advogada afirma que “o povo de Paragominas é extremamente trabalhador” e a cidade conta com muitos pontos turísticos, como as praças, o lago verde, o parque ambiental, entre outros.
 
Comemorações – Para marcar a data, a prefeitura de Paragominas organizou uma programação bem diversificada, que conta com torneios esportivos, shows, concursos literários e inaugurações.
 
Um dos destaques foi o plantio de árvores frutíferas dentro do projeto Rota Pomar Paragominas, que pretende deixar a cidade com mais verde e com árvores saborosas. Pela manhã, foram plantadas mudas frutíferas na rodovia PA-125, uma ação feita em parceria entre a prefeitura de Paragominas, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado do Pará.
 
Logo mais, às 19h, será celebrada uma missa em ação de graças na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. E, às 21 horas, haverá o concurso de Miss Paragominas 2020, na sede do Lions Clube.
 
Exemplo – Paragominas é um exemplo de cidade que conseguiu se transformar ao longo do tempo, para melhor. Depois de um período da sua história marcado pelo desmatamento e pela violência, a cidade abraçou a causa ambiental e se transformou em um dos municípios mais “verdes” do Pará.


 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?