A iniciativa do Sindmepa é voltada apenas para profissionais jornalistas com registro profissional (Foto: Andréa Lia)
A jornalista Roberta Vilanova, especialista em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, conta que o tema Saúde sempre foi do seu interesse, desde 1992. “Eu trabalhava no jornal impresso e me apaixonei pela área, adoro a epidemiologia. Se fosse médica seria infectologista e epidemiologista”, conta.
Sobre o Prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde, lançado nesta quinta-feira (23), pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Vilanova - que também já presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Pará - parabenizou a iniciativa de se promover um prêmio com o tema. “Saúde mexe com toda a população, principalmente por causa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou.
A iniciativa do Sindmepa é voltada apenas para profissionais jornalistas com registro profissional. Roberta Vilanova espera que os jornalistas participem da iniciativa e afirma que este é o momento de mostrar o trabalho e valor do bom jornalismo.
A jornalista Rita Soares, da Jambo Comunicação, que atende o Sindmepa, apresentou o prêmio para os jornalistas e convidados. “É louvável a realização deste prêmio, sobretudo no contexto que estamos vivendo, com a desvalorização do jornalista. Este não é um prêmio de jornalismo sindical, é um prêmio para reportagens da área de saúde”, explicou.
Academia - A professora da Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ana Prado, pontuou que em tempos de questionamento do papel de jornalismo e da proliferação de notícias falsas, o Sindicato dos Médicos lança um prêmio que tem como pré-requisito o registro profissional, o que é de fundamental importância. “Quando nós vemos uma entidade reconhecendo o papel, o valor de um profissional formado, registrado, é fundamental”, destacou.
Prêmio – Os jornalistas que atuam em veículos impressos, rádio, TV e web poderão se inscrever ao Primeiro Prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde Dr. Waldir Mesquita, a partir de 1⁰ de agosto. As inscrições vão até o dia 26 de setembro. O edital está disponível neste site.
O diretor de Imprensa e Divulgação do Sindicato, o médico Wilson Machado, explica como será o certame. “Criamos a premiação em dinheiro para a melhor reportagem sobre Saúde em quatro categorias. O resultado final sairá na Semana do Médico, em outubro”, detalha.
Homenagem – Durante o evento, o médico Waldir Cardoso, também da diretoria do Sindmepa, ressaltou a importância do médico homenageado, dr. Waldir Mesquita, que mora e trabalha na cidade de Santarém, Oeste paraense, e foi o fundador do Sindicato dos Médicos no Estado do Pará. A cerimônia foi marcada por momentos de música brasileira ao som do violonista Mauro Coutinho.