01/02/2020 às 09h00min - Atualizada em 01/02/2020 às 09h00min

Polícia Militar comemora 38 anos do ingresso da mulher na corporação

Uma caminhada no Parque Ambiental do Utinga marca as comemorações

Agência Pará
com edição do belem.com.br
As mulheres atuam na Polícia Militar desde 1982 (Foto: Ascom PM)
 
 
      Para celebrar os 38 anos de ingresso das mulheres na Polícia Militar do Pará, a instituição promove neste sábado (1º) uma caminhada ecológica voltada ao efetivo feminino, no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém. As comemorações iniciaram na sexta-feira (31), com uma solenidade militar realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da PM.

A caminhada saiu por volta das 7h, da sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), ao lado do Parque do Utinga, com a participação de policiais militares de todas as unidades da corporação na Região Metropolitana e das veteranas da reserva remunerada. O evento em comemoração aos 38 anos da presença feminina na PM do Pará visa à valorização do efetivo feminino e a integração das policiais militares.

A entrada das mulheres nas Forças Armadas e nas polícias militares foi determinada pelo Decreto-lei Federal 667, de 2 de julho de 1969, cujo texto foi alterado em 1984. A possibilidade de admitir mulheres nas polícias militares dependia da autorização do então Ministério do Exército, e tinha como objetivo empregá-las em atividades específicas nas corporações.

No Pará, o ingresso das mulheres foi autorizado pelo Decreto nº 2.030, de 15 de dezembro de 1981, assinado pelo governador Alacid da Silva Nunes, que criou o Pelotão de Polícia Feminino. O ingresso efetivo da primeira turma de mulheres na PM ocorreu em fevereiro de 1982, com aproximadamente 50 alunas oficiais e praças.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?