03/02/2020 às 17h00min - Atualizada em 03/02/2020 às 17h00min

Governo do Estado lança programa para fomentar tecnologia e inovação

Na ocasião, também foi assinado Projeto de Lei para destinar recursos para o desenvolvimento da ciência

Andreza Gomes e Agência Pará
Com edição do belem.com.br
Autoridades, durante o lançamento do programa (Foto: Andreza Gomes)
    
Com a intenção de estimular novos negócios e fomentar a cultura empreendedora no Estado, o governador Helder Barbalho fez o lançamento oficial do Programa Startup Pará – Estratégia Estadual para o Empreendedorismo de Base Tecnológica.

A cerimônia foi realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na manhã desta segunda-feira (03), e contou com a presença de autoridades da área da ciência, tecnologia e fomento e de órgãos como Prodepa, UEPA, UFRA, Unifesspa, entre outras.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, informou que serão disponibilizados mais de três milhões de reais para o edital deste ano. “O edital estará disponível a partir de hoje, 03, para conhecimento e inscrição. Serão selecionados 30 projetos entre novos negócios e empresas aceleradas”, explicou.

Ele acrescentou ainda que os recursos devem ser liberados a partir do final de abril. “Estamos vivendo um tempo de grandes mudanças e acertos permanentes. Um tempo de fazer que a ciência, a tecnologia, a inovação, sejam agentes fundamentais de transformação no Estado”, pontuou.

O edital vai abranger as áreas de energia, educação, saúde, agrotecnologia entre outras.

O presidente da Associação Paraense de Tecnologia e Inovação Açaí Vale, Antônio Corrêa, acredita que o edital vem em um momento importante para fomentar e fortalecer o ecossistema. “É muito interessante ver iniciativas como essa do governo de não só incentivar, mas também acelerar o crescimento das empresas presentes no mercado. O Estado está enxergando o cenário nacional e está buscando tecnologias de fora para trazer para cá como uma inovação”, comemora.

O governador Helder Barbalho, em seu pronunciamento, disse estar feliz por participar deste momento importante para a sociedade paraense.

“Por meio deste programa, queremos diversificar a economia do Estado. Parabenizo a Secretaria de Ciência e Tecnologia pela percepção deste programa Programa Startup Pará – Estratégia Estadual para o Empreendedorismo de Base Tecnológica, uma das principais portas de incentivo à diversificação econômica”, frisou.

PL - Além do lançamento do Programa, o governador Helder Barbalho também assinou o Projeto de Lei (PL) que destinará recursos de cerca de R$ 70 milhões para o desenvolvimento da ciência no Estado todos os anos. O PL prevê a destinação de 20% da Contribuição Financeira de Exploração Mineral (CFEM) para o setor no Pará. Em dezembro do ano passado, o governador já havia informado sobre o assunto.

Para os interessados no programa basta acessar a página oficial pelo endereço www. https://startuppara.fapespa.pa.gov.br/

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?