04/02/2020 às 17h00min - Atualizada em 04/02/2020 às 17h00min

Carnaval de Belém abre dia 14 com o desfile das escolas do 2º grupo

Confira aqui a ordem do desfile das escolas de samba da capital paraense

Selma Amaral
Jornalista do belem.com.br
O desfile das escolas de samba do Carnaval de Belém será na Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel, no bairro da Pedreira, a partir das 19h do dia 14 (Foto: Oswaldo Forte/Agência Belém)

O Carnaval Oficial de Belém abrirá na sexta-feira (14), com desfile das Escolas de Samba do Grupo B. No sábado (15), entram na passarela do samba, as escolas do Grupo Especial e, no domingo (16), as agremiações do terceiro grupo. O desfile será na Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel, no bairro da Pedreira, a partir das 19h. O carnaval oficial 2020 da capital paraense é promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel). Em Icoaraci, o desfile será dia 24, e, em Outeiro, no dia 25. Prepare sua fantasia para aproveitar um dos carnavais mais movimentados do Norte do Brasil.

Segundo o diretor interino de Ação Cultural da Fumbel, Celso Mechiles, os preparativos do Carnaval 2020 estão bem adiantados com destaque para o segmento da infraestrutura do local do desfile. A Aldeia Amazônica, como é conhecida o Sambódromo de Belém, passou por reforma total e aguarda a vistoria e os testes de carga que são realizados pelo Corpo de Bombeiros para definir o quantitativo de ingressos. A distribuição dos bilhetes para o público será feita pelas agremiações de forma gratuita.

Os ensaios técnicos das agremiações carnavalescas já estão confirmados para os dias 11, 12 e 13 deste mês, a partir das 19h. O corpo de 40 jurados também já está definido. Para este Carnaval, a Fumbel começou o processo de seleção em novembro do ano passado. Os candidatos passaram por formação técnica de quarenta horas e avaliação de seus conhecimentos no contexto cênico, musical, literário e visual, além da redação concisa dada a exigência da justificativa do voto.

Por esta semana, a Fumbel estará recebendo os enredos das agremiações. Sobre a subvenção, o diretor Michelis informou que todos os prazos já foram vencidos, não cabendo mais recursos. O resultado final reprovou quatro agremiações: “Rancho Não Posso Me Amofiná”, atual campeão do Carnaval de Belém; Estrela Reluzente, Rosa da Terra Firme e Paixão Rubro Negra, que não conseguiram habilitação ao recurso financeiro. “Temos muitos critérios nessa seleção da subvenção, as escolas não habilitadas deixaram de cumprir algum requisito exigido e infelizmente ficaram inabilitadas, mas isso, não significa dizer que essas escolas não desfilarão no concurso oficial da prefeitura. Cada processo tem um rito separado. Portanto, todas essas quatro escolas estão na programação oficial e vão desfilar no dia e horário previstos pela comissão organizadora do Carnaval”, explicou o diretor Celso Michelis.

Preparativos – A Fumbel também tem agendada uma série de reuniões junto ao Conselho Gestor da PMB. Todos os órgãos municipais de saúde, meio ambiente, trânsito, segurança, limpeza urbana, além da Policia Militar e Corpo de Bombeiros do Pará estão debatendo a organização da festa. A meta é realizar um dos melhores carnavais na capital paraense.

A novidade deste ano são as batalhas de confetes marcadas para o sábado e domingo de Carnaval. A PMB liberou um auxílio montagem para as escolas e blocos realizarem suas festas. Os bairros da Pedreira, Cremação e Jurunas e os distritos de Outeiro e Icoaraci estão preparando a folia.

A comissão organizadora da Fumbel segue ainda visitando os barracões das escolas. A informação é de que os serviços de confecção de fantasias, esculturas, carros e chapelaria estão bem adiantados. Algumas escolas, segundo Michelis, já encerraram a confecção das peças. O efeito surpresa das fantasias e de como a escola vai mostrar seu enredo na avenida são segredos de Carnaval. “Não podemos adiantar nada em respeito às escolas, mas posso dizer que o público de Belém terá um grande Carnaval”, brincou o diretor da Fumbel.

A Escola Grêmio Recreativo, Esportivo, Beneficente “Rancho Não Posso Me Amofiná”, do bairro do Jurunas, é o atual bicampeão da concurso da prefeitura de Belém. Ano passado, a escola conquistou seu 35º título em 85 anos de história, homenageando a cidade de Barcarena. A vice-campeã é a Escola Grêmio Recreativo Carnavalesco “Deixa Falar”.

Confira a ordem do desfile oficial do Carnaval 2020:
SEXTA-FEIRA – DIA 14
HORA: 19H
ESCOLAS DO SEGUNDO GRUPO

1. A Grande Família.
2. Mocidade Botafoguense.
3. Coração Jurunense.
4. Império Jurunense.
5. Habitat do Boto.
6. Os Colibris.
7. Cacareco.
8. Acadêmicos da Pedreira.

SÁBADO – DIA 15
HORA: 19H
ESCOLAS DO GRUPO ESPECIAL (1º GRUPO)

1. Mocidade Unida do Benguí.
2. Embaixada do Império Pedreirense.
3. Deixa Falar.
4. Piratas da Batucada.
5. Rancho Não Posso Me Amofiná.
6. Império de Samba Quem São Eles.
7. Bole-Bole.
8. Xodó da Nega.
9. Matinha.

DOMINGO  -  DIA 16
HORA: 19H
ESCOLAS DO TERCEIRO GRUPO

1. Paixão Rubro Negra.
2. Rosa da Terra Firme.
3. Alegria Alegria.
4. Parangolé do Samba.
5. Caprichoso da Cidade Nova.
6. Mocidade Olariense.
7. Nova Mangueira.
8. Embaixada Azulinos.
9. Rosa de Ouro.
10. Guerreiros do Samba e do Amor.
11. Boêmios da Vila Famosa.
12. Estrela Reluzente.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?