12/02/2020 às 14h02min - Atualizada em 12/02/2020 às 14h02min

Parque Aquático é reaberto

Complexo esportivo que ficou por mais de três anos fechado volta a funcionar agora reestruturado

Texto belém.com.br
Informações Agência Brasil
Foto: Marco Santos (Agência Pará)

   
Um dos mais importantes complexos esportivos da região e berço dos atletas paraenses, o Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi reaberto nesta segunda-feira, após ter passado 3 anos fechado para obras. A Universidade aguardava um recurso federal para execução dos serviços, mas no ano passado, a gestão atual retomou as obras com recursos próprios. Um investimento do tesouro Estadual de mais de R$ 2,4 milhões para devolver ao Estado o complexo.

Reforma - O complexo esportivo integra o Campus III da Universidade, localizado na Avenida João Paulo II, no bairro do Marco, em Belém. A reabertura marca o início do ano letivo 2020 das turmas do Curso de Educação Física e de todas as atividades acadêmicas e de extensão realizadas no espaço.

"Quero aqui ressaltar o trabalho que foi feito para colocar o Parque num patamar internacional com uma estrutura com todo o formato preconizado por comitês de eventos mundiais. Portanto, agora estamos preparados para receber qualquer campeonato, é um marco para nós", reiterou o reitor da Universidade, Rubens Cardoso.

O Parque Aquático é composto por três piscinas, sendo uma olímpica, outra exclusiva para a modalidade de saltos e uma infantil. As duas primeiras são compatíveis com as exigências do Comitê Olímpico Internacional. 

As novas piscinas atenderão cerca de 1,5 mil alunos durante as aulas práticas de natação e polo aquático, do Curso de Educação Física da Uepa, além de crianças, adolescentes e idosos que participam dos projetos em convênio com orgãos do Estado.

O trabalho de inclusão social e transformação através do esporte, realizado pela UEPA, despertou a vocação de muitos talentos e referências no esporte regional e nacional.



José Wilker (na foto acima) é hoje um dos 4 únicos atletas profissionais da Seleção Brasileira de Salto de Penhascos e começou a saltar, ainda criança, no Parque Aquático da Uepa. "Vim de um projeto social que era realizado aqui. Tinha 7 anos e comecei a nadar nessa piscina. Minha mãe não tinha condições de pagar natação para os 5 filhos. Depois fui pra campeonatos no México e na Pensilvânia, faço shows no Brasil e no mundo. Esse lugar transformou a minha vida" disse o atleta.

Yan Campelo, campeão Brasileiro Juvenil em 2016, é também um dos esportistas que nasceu no lugar. O atleta de pólo aquático e saltos ornamentais fez questão de estrear os novos equipamentos do parque. "O esporte aquático me fez ser quem eu sou hoje. Definiu meu caráter, me tirou das ruas. Eu moro na baixada do Marco, em Belém, podia ter seguido outro caminho se não tivesse entrado aqui aos 8 anos. Voltar para cá é dar continuidade a minha carreira e a o que amo fazer", disse Yan, emocionado por ver a estrutura do novo parque.

Também farão uso do novo parque aquático os atletas e equipes que representam o Pará em competições nacionais e internacionais, bem como servidores da segurança pública, que passam por curso de formação e treinamentos.

A partir de março, serão oferecidas, no espaço, atividades esportivas à população, por meio do Laboratório de Atividades Aquáticas (Laaca) do Campus III da Uepa. Entre as modalidades ofertadas estão saltos ornamentais, natação, nado sincronizado, polo aquático e hidroginástica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?