-
12/02/2020 às 16h15min - Atualizada em 12/02/2020 às 16h15min

Hospital oferece curso sobre avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes

A capacitação é voltada a estudantes e a profissionais que participam desse processo avaliativo

Com alterações da redação
Giullia Moreira - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Arquivo Ascom/UFPA
   
Com o retorno das aulas escolares, é comum que alguns alunos apresentem dificuldades de aprendizagem, e a escola possui papel fundamental na observação do desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Pensando nisso, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) irá realizar um curso de capacitação voltado a estudantes e a profissionais que participam desse processo avaliativo. A atividade ocorre no período de 18 a 20 de março, e serão oferecidas cem vagas. As inscrições já estão abertas.

O curso “Avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes” é uma iniciativa do Ambulatório de Neuropsicopedagogia Infantil (ANI), projeto de extensão da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, que trabalha pacientes atendidos na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) do Bettina Ferro, hospital vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA e à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e estudantes dessas áreas podem participar.

“Cada criança é única e tem sua forma de aprender”, explica a psicóloga Carla Casado, coordenadora do projeto. Por isso o curso será voltado à reflexão sobre os protocolos de atendimento e procedimentos adotados pelo Setor de Psicologia da UASCA, além de identificar testes e instrumentos que poderão ser utilizados no processo de avaliação. Também serão abordadas as principais características dos principais transtornos do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros transtornos de aprendizagem, para que os profissionais possam perceber esses sinais.

“Essa identificação nos ajuda a construir para essa criança um Plano de Ensino Individualizado (PEI), que pode ser aplicado na escola em que ela estuda”, afirma Carla Casado. Por meio de palestras ministradas pelos profissionais do Bettina Ferro e da Faculdade de Psicologia da UFPA, o conteúdo programado apresentará os tópicos exame neuropsicológico, entrevista inicial e devolutiva na avaliação infantil, estratégias lúdicas na avaliação, instrumentos e testes psicométricos, elaboração do laudo, assim como a neuropsicologia dos transtornos do neurodesenvolvimento.

As aulas ocorrerão das 8h às 12h no auditório do Centro de Capacitação (Capacit) da UFPA (entrada pelo portão 2, na Avenida Augusto Corrêa). Para se inscrever, os interessados deverão se dirigir à Secretaria de Ensino do HUBFS, localizado no Campus IV da UFPA (entrada pela avenida Perimetral), por meio da doação de um livro infantil, preferencialmente com tema psicopedagógico. As inscrições se encerrarão quando esgotadas as vagas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Você concorda com o adiamento das eleições municipais para novembro?

85.6%
14.4%