A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciará, na próxima quarta-feira (14/01), o período de inscrições para novos estudantes interessados em ingressar na rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2026.
As matrículas são destinadas a alunos vindos de escolas particulares, da rede federal, de outros estados ou que tenham interrompido os estudos em anos anteriores. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo site matriculas.pa.gov.br, entre os dias 14 e 30 de janeiro de 2026, conforme o calendário divulgado no portal.
Para garantir a vaga, é obrigatório que o responsável legal – ou o próprio estudante, se maior de idade – faça o cadastro no sistema online de matrículas.
A Seduc também informa que, por meio de acordos de colaboração com os municípios, assegura a continuidade dos estudos a alunos da rede municipal que foram remanejados para unidades estaduais. Os estudantes contemplados nesses convênios devem comparecer à secretaria da escola estadual designada para confirmar a matrícula, no período de 8 a 30 de janeiro.
O ano letivo de 2026 na rede estadual está previsto para começar no dia 2 de fevereiro.