O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do Sisu 2026, que seleciona estudantes para universidades e institutos federais com base na nota do Enem. Os candidatos já podem conferir se foram aprovados por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando a conta gov.br.
A matrícula dos aprovados está marcada para o dia 2 de fevereiro. Os procedimentos variam conforme a instituição, incluindo prazos, horários, documentos e formato presencial ou online. Por isso, a orientação é acompanhar os canais oficiais da universidade para a qual o estudante foi selecionado.
Quem não foi aprovado nesta etapa ainda pode disputar uma vaga por meio da lista de espera, cujo prazo para manifestação de interesse segue até o dia 2 de fevereiro. As convocações começam a partir de 11 de fevereiro, feitas diretamente pelas instituições.
Em 2026, o Sisu ofertou 274,8 mil vagas em mais de 7 mil cursos, reforçando o programa como uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no país. O resultado marca um momento decisivo para milhares de estudantes que aguardam o início da vida acadêmica.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do Sisu 2026, dando início ao processo de ingresso de milhares de estudantes nas universidades e institutos federais em todo o país.
O resultado pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por meio da conta gov.br. Na plataforma, o sistema informa se o candidato foi aprovado em uma das duas opções de curso escolhidas durante a inscrição.
Matrícula ocorre no dia 2 de fevereiro
Os estudantes selecionados devem ficar atentos ao prazo: a matrícula da chamada regular está marcada para o dia 2 de fevereiro. Cada instituição define seus próprios procedimentos, locais, horários e lista de documentos.
Por isso, o MEC orienta que os aprovados acompanhem os sites oficiais das universidades para não perder prazos ou exigências específicas.
Lista de espera segue aberta
Quem não foi selecionado nesta primeira chamada ainda pode disputar uma vaga por meio da lista de espera do Sisu. O prazo para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único.
A convocação dos candidatos da lista será feita diretamente pelas instituições, com chamadas previstas a partir do dia 11 de fevereiro.
Oferta de vagas em 2026
Nesta edição, o Sisu ofertou 274,8 mil vagas, distribuídas em 7.388 cursos de universidades e institutos federais em todo o Brasil. O programa utiliza as notas do Enem como critério de seleção.
As inscrições ocorreram entre os dias 19 e 23 de janeiro, e o resultado marca o início do ano letivo para milhares de calouros.