18/02/2020 às 09h34min - Atualizada em 18/02/2020 às 09h34min

Escola de Teatro da UFPA oferece novo curso de graduação

O novo curso é direcionado à formação de diretores teatrais e será a primeira graduação tecnológica oferecida pela escola

Ascom UFPA
Com edição do belem.com.br
As inscrições podem ser feitas no período de 17 a 25 de fevereiro (Arquivo Ascom UFPA)
    
Com o objetivo de aumentar as possibilidades de difusão e produção de conhecimento artístico-cultural na sociedade, a Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) está com inscrições abertas para um novo curso de graduação: o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica.  O novo curso é direcionado à formação de diretores teatrais e será a primeira graduação tecnológica oferecida pela escola. As inscrições podem ser feitas no período de 17 a 25 de fevereiro de 2020, por meio do site do CEPS.

Até o momento, a ETDUFPA ofertava duas graduações voltadas para a formação de professores: Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro. Com o Curso Superior Tecnológico em Produção Cênica, a Escola de Teatro e Dança passa também a atender a uma nova demanda no cenário do ensino de Artes da Amazônia, que é de uma formação específica no âmbito da direção teatral.  

“Partimos da compreensão de que o espetáculo teatral é uma tecnologia cênica, de maneira que seu processo de produção pode ser direcionado a uma formação no âmbito do ensino básico, técnico e tecnológico. Com o início do curso, a Escola de Teatro e Dança da UFPA amplia a verticalização do ensino dentro da Instituição, além de reafirmar o compromisso da Universidade com o fortalecimento do ensino de Artes na Amazônia, com uma atitude pioneira em âmbito nacional”, ressalta o atual vice-diretor da ETDUFPA, professor Carlos Dergan.

O que é um diretor teatral? - O diretor teatral tem domínio das fases e das estratégias para a produção do espetáculo, com conhecimentos artísticos contextualizados político-cultural, econômica e cientificamente. Ele é o responsável pela direção, criação, produção, coordenação, supervisão e avaliação do processo criativo, seja na composição dos diversos elementos poéticos do espetáculo teatral (dramaturgia, trabalho dos atores, iluminação, cenografia, figurinos etc.), como também pela gestão dos recursos e dos usos possíveis da tecnologia no ambiente de trabalho.

“É uma formação disponível aos estudantes interessados, com qualquer nível de experiência em teatro, desde os que já atuam em teatro ou que porventura já foram alunos da ETDUFPA em outro curso de formação em Artes Cênicas, ou até mesmo os que desejam iniciar sua trajetória de formação neste enfoque específico, que é a importante profissão de direção teatral”, afirma o professor Carlos Dergan.

Processo Seletivo Especial – Para selecionar os candidatos ao Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, será promovido um Processo Seletivo Especial, o PSE 2020-4, que irá realizar a seleção com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2019 (ENEM 2019). Serão ofertadas 30 vagas e podem participar da seleção aqueles que alcançarem uma pontuação maior ou igual a 500 na prova de redação e enquadrarem-se nas exigências dispostas no edital.

Das 30 vagas oferecidas, 15 serão destinadas à ampla concorrência, e 15 estão destinadas exclusivamente a candidatos que se enquadrem na Reserva Legal, ou seja, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do ENEM, do ENCCEJA ou de outros exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o ensino médio em escola privada.

Sobre o curso - O Curso de Graduação Tecnológica em Produção Cênica tem duração de três anos e meio. O desenho curricular irá contemplar noções que atravessam os diversos aspectos envolvidos na criação do espetáculo teatral na Amazônia, no Brasil e no mundo, incluindo noções de produção cultural e elaboração de projetos.

O aluno egresso poderá atuar em casas de espetáculo, teatros, grupos teatrais, espaços alternativos de interação social, lazer e cultura, festivais e mostras, espaços de produção de mídia e eventos espetaculares de diversas naturezas, escolas, empresas e outras instituições públicas e privadas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?