Moradores da rua Revolução Cubana, no bairro Águas Lindas, em Belém, denunciam a falta de saneamento básico e as condições precárias da via, que está tomada por lama, buracos e alagamentos. A rua fica no limite entre Belém e Ananindeua e, segundo os moradores, os problemas se arrastam há anos.
A via chegou a ser asfaltada há cerca de oito anos, mas atualmente não há mais vestígios da pavimentação. O agravamento ocorreu após obras de saneamento realizadas há seis anos, que deixaram o sistema de escoamento inoperante. Em dias de chuva, a lama se espalha e invade as residências.
“Basta um carro passar que a lama entra nas casas. É difícil até para quem precisa carregar criança no colo”, relata a dona de casa Eliana Fagundes dos Passos. “Nossa rua ficou sem saída para a água. Não tem por onde escoar”, afirma o tecnólogo José Mota.
Sem resposta efetiva do poder público, os moradores improvisam. Alguns usam uma bomba e mangueiras para retirar a lama acumulada. A vendedora Francy Santos diz que já refez a calçada três vezes devido às invasões de lama.
A Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana de Belém informou que enviará uma equipe técnica ao local para avaliar a situação e programar as intervenções necessárias.