19/02/2020 às 17h00min - Atualizada em 19/02/2020 às 17h00min

Belém terá "Batalha de Confetes" entre blocos de Carnaval

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
A ação pretende resgatar a memória da Belém dos antigos Carnavais (Foto: Tássio Barros/Agência Belém)
     
A Prefeitura de Belém retomará este ano uma antiga manifestação de Carnaval, com a "Batalha de Confetes" dos blocos de Belém, que será o ponto alto do Concurso de Blocos, organizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Neste domingo (23), a partir das 16h, seis blocos sairão dos bairros da cidade com destino à Aldeia Amazônica David Miguel, na Pedreira, onde se encontrarão às 18h para a brincadeira. Em outro ponto da cidade, na rua Fernando Guilhon, a batalha reunirá outros dois blocos a partir das 14h.

Para a Aldeia Amazônica, irão os blocos Unidos da Pedreira, Chupicopico, Mocidade Alegrense, Encantos do Pará, Quem é Quem na Folia e Sapo Muiraquitã. E para a Fernando Guilhon, entre travessa 14 de Março e avenida Alcindo Cacela, a batalha será entre Cheiro-Cheiroso e Estrela Reluzente.

De acordo com Cláudio Bordalo, presidente do bloco Chupicopico, do bairro da Sacramenta, a retomada aos antigos Carnavais foi recebida de forma positiva pelas associações e brincantes, que prometem muita animação durante a folia. A decisão foi tomada em conjunto com os presidentes dos blocos, Liga dos Blocos e Fumbel. “Como já havia sido proposto, resolvemos assumir a ideia e retomar a experiência antes realizada na Pedreira”, disse.

O presidente da Fumbel, Fabio Atanasio, conta que as expectativas para o retorno da Batalha de Confetes são as melhores possíveis, pois a ação irá resgatar a memória de Belém dos antigos Carnavais, quando a família e a folia eram protagonistas desses eventos. “É importante tornar a população protagonista desses eventos, para que as pessoas expressem de fato sua simpatia e sua aceitação pelos blocos que irão desfilar”, afirmou o presidente.

Disputa - O Concurso de Blocos de Carnaval de Belém ocorrerá nos bairros da Pedreira, Sacramenta, Terra Firme, Cabanagem, Condor, Umarizal e Guamá, de onde são os 11 blocos participantes. Este ano, haverá votação on-line, neste link. Segundo o diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Celso Michiles, os presidentes dos blocos já estão com o link para votação e precisarão, no mínimo, de 250 votos computados para serem premiados. “A ideia central é aproximar os blocos das comunidades”, disse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?