19/02/2020 às 21h00min - Atualizada em 19/02/2020 às 21h00min

Piratas da Batucada é a campeã do Carnaval de Belém

Apuração começou na tarde desta quarta-feira (19) e terminou já à noite

Equipe belem.com.br, com informações da Agência Belém
Com edição do belem.com.br
Um desfile marcado por referências ao teatro e ao professor e carnavalesco Miguel de Santa Brígida deram o tom da Piratas (Foto: Fernando Sette/Agência Belém)
   
Com o enredo: “Miguel Santa Brígida: O Arcanjo Dionisíaco do Drama, Fé e Carnaval!”, uma homenagem ao professor e carnavalesco Miguel Santa Brígida, o Grêmio Recreativo Escola de Samba “Piratas da Batucada” sagrou-se campeão do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém, cuja apuração aconteceu nesta quarta-feira (19) à tarde, na Aldeia Amazônica.  
 
Miguel Santa Brígida é professor, mestre e doutor ligado ao Instituto de Ciências e Artes da UFPA (ICA), além de carnavalesco. Ele foi o criador do Auto do Círio, realizado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), inserido na programação cultural do Círio de Nazaré, sendo levado às ruas da Cidade Velha, na sexta-feira, antes da grande procissão.

No desfile do último sábado (15), a agremiação levou 1.500 brincantes para a avenida. A referência ao teatro, durante todo o trajeto, não faltou, trazida nas máscaras do musical “Fantasma da Ópera” e em outros personagens marcantes, que lembram a ligação de Miguel com as artes cênicas.  

O segundo carro alegórico da escola trouxe uma imagem gigante do manto de Nossa Senhora de Nazaré, outra referência que lembra Miguel Santa Brígida, que é o criador do “Auto do Círio”. Uma pequena encenação também foi levada à avenida.
O último carro alegórico, dos quatro apresentados pela agremiação, trouxe o próprio homenageado como destaque principal encerrando o desfile da agremiação do bairro da Pedreira.

Confira como ficou a ordem de classificação das escolas de samba do Primeiro Grupo de Belém, após a apuração:
 
1 - Piratas da Batucada
2 - Bole Bole
3 - Quem São Eles
4 - Rancho
5 - Matinha
6 - Deixa Falar
7 - Império Pedreirense
8 - Xodó da Nega
9 - Mocidade Unida do Benguí

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?