Comida di Buteco chega a 21 bares em Belém e Ananindeua com tema "verduras"

Concurso gastronômico ocorre de 10 de abril a 3 de maio. Público pode votar no melhor petisco; vencedor local segue para etapa nacional.

Por
2 Min

Foto: Thais Neves/ G1 PA

Belém e Ananindeua recebem este ano mais uma edição do concurso Comida di Buteco. O circuito gastronômico reúne 21 bares nas duas cidades, que disputam o título com petiscos criados especialmente para a competição. O concurso completa 25 anos em 2026, e a capital paraense participa há mais de uma década.

De 10 de abril a 3 de maio, o público pode experimentar os pratos e votar no favorito. Neste ano, o tema do concurso é "verduras", o que deve estimular a criatividade dos participantes na criação dos petiscos.

O atual campeão nacional do Comida di Buteco é o bar e restaurante Confraria do Fraga, em Belém. O estabelecimento conquistou o título após vencer a etapa local e depois superar os campeões de outros circuitos do país na fase final.

"Estamos muito animados para esta edição que o tema é 'verduras'. A gente convida o público para buscar esses botecos, a conhecer, montar sua rota. São 24 dias para visitar 21 botecos, ou seja, dá para fazer um por dia", destacou Felipe Pereira, coordenador geral do concurso.

O Comida di Buteco elege o melhor boteco da cidade com votos do público e de jurados. Durante a competição, os participantes visitam os bares e dão notas de 1 a 10 para atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O prato tem maior peso na avaliação, com 70% da nota. O resultado final é dividido igualmente entre público e jurados, com 50% de peso para cada um.

A cada edição, cerca de 20% dos bares participantes são renovados. O concurso ocorre em duas etapas: primeiro são escolhidos os vencedores de cada cidade, depois um novo grupo de jurados visita os campeões locais para definir o Melhor Boteco do Brasil. O resultado nacional será divulgado em julho, em São Paulo.

Veja a lista dos botecos participantes:

Armazém Du Chefe, Barão Bistro, Boteco do Bacú, Caldos & Cia Bar e Restaurante, Cervejaria Uriboca, Clube do Espeto Grill, Confraria do Fraga, Eguatchê, Espetinho do Fabrício, Flor do Grão Pará, Kassahara Boteco, Manga Pub, O Portuga Gastro Bar, Paladar Gi, Pileque Boteco, Pimenta na Cuia, Potoca Breja e Broca, Quintal Meraki, Skina Queen, So Porco Torresmo e Cia, Terramar Restô.

FONTE: G1