21/02/2020 às 11h24min - Atualizada em 21/02/2020 às 11h24min

Começa a folia nas ilhas e distritos de Belém

A folia começa a partir deste sábado (22)

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
As ilhas de Cotijuba e Outeiro vão receber as apresentações de blocos e escolas de samba (Ascom Arout/Agência Belém)

Os próximos dias serão de muita folia nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e de Outeiro e também na ilha de Cotijuba, com a programação de carnaval promovida pela Prefeitura de Belém. A programação gratuita conta com as apresentações dos blocos carnavalescos e o desfile das escolas de samba. Então, prepara a fantasia, porque a folia começa a partir deste sábado (22).

A programação nas ilhas e distritos é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Administração Regional do Outeiro (Arout), Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Agência Distrital de Mosqueiro (Admos).

"A expectativa é a mesma do carnaval de Belém, temos a mesma estrutura e o mesmo cuidado para manter a mesma qualidade. Lembrando que nos distritos, levamos as estruturas dos concursos e as agências distritais ficam responsáveis pela infraestrutura. A expectativa é de um grande público" explicou o diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Celso Michiles.

Mosqueiro - Em Mosqueiro, os desfiles começam no sábado, 22, na avenida Nossa Senhora do Ó, bairro da Vila, com a apresentação dos blocos a partir das 17h. A programação segue nos dias 23, 24 e 25, com a apresentação dos blocos e escolas de samba, também a partir das 17h.

Outros bairros de Mosqueiro também receberão a programação. Na Baía do Sol, as apresentações dos blocos carnavalescos se iniciam a partir das 15h, na segunda-feira, 24. Na terça-feira, 25, o desfile dos blocos será no bairro do Carananduba, com a concentração a partir das 15h, na praça central.

Cotijuba e Outeiro - As ilhas de Cotijuba e Outeiro vão receber as apresentações de blocos e escolas de samba, nos dias 23 e 25 de fevereiro. Em Cotijuba, os desfiles de blocos alternativos serão realizados no dia 23 de fevereiro (domingo), a partir das 16h, na rua Jarbas Passarinho.

Já em Outeiro, a programação ocorrerá no dia 25 (terça-feira), a partir das 19 horas, no estacionamento da praia Água Boa, na esquina da avenida Paulo Costa com avenida Nossa Senhora da Conceição.  

Icoaraci - O distrito de Icoaraci recebe os foliões na próxima segunda-feira (24), a partir das 18h, na rua 15 de Agosto, mas desde cedo, as escolas e blocos começam a se concentrar na travessa Souza Franco, local oficial da concentração. Assim como em Belém, quem for assistir ao desfile da arquibancada vai poder trocar o ingresso por 1 quilo de alimento não perecível, na entrada da passarela do samba.  

Bloco Rabo do Peru - Ainda em Icoaraci, como tradição, na quarta-feira de Cinzas, dia 25, o bloco Rabo do Peru ganha as ruas do distrito. O evento, uma das maiores festas do estado do Pará, completa 25 anos de existência e tem a expectativa de arrastar cerca de 50 mil foliões na Vila Sorriso.

O cortejo se inicia a partir de meio dia, com a famosa distribuição do sopão para os brincantes, realizada na concentração do bloco, situado na confluência da travessa Soledade com a rua Padre Júlio Maria. A previsão do final do cortejo pelas ruas de Icoaraci é que seja por volta das 18h.

Segurança - Para que os foliões possam curtir o carnaval com tranquilidade e segurança, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai atuar com efetivo reforçado nas ilhas e distritos durante os dias de folia.

Em Mosqueiro, 114 guardas municipais, 4 viaturas e 10 motos, estarão fazendo a segurança durante o desfile. Em Icoaraci, 120 guardas municipais, 4 viaturas e 16 motos fazem a segurança durante o desfile. Em Outeiro, 128 guardas municipais, 4 viaturas e 10 motos vão fazer a segurança durante o desfile. Além disso, GMB fará a segurança de todos os blocos de rua.

Trânsito - Para organização do trânsito, a Superintendência de mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vai atuar com diversos pontos de controle durante a folia. Em Mosqueiro, três pontos de controle serão montados, são eles: na trav. Coronel José Mota, com rua Coronel José do Ó; na rua Nossa Senhora do Ó, com a rua Pratiquara; e na rua Nossa Senhora do Ó, com a travessa Carlos Bentes.

Em Outeiro, dois pontos de controles serão montados, uma avenida Paulo Costa, com a travessa Leblon, e outro, na avenida Nossa Senhora de Nazaré, com a rua do Pistão. Em Icoaraci, serão montados dois pontos de controle, sendo um na rua 15 de Agosto, com a travessa Berredos; e na rua 15 de Agosto, com a travessa São Roque.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?