28/02/2020 às 13h58min - Atualizada em 28/02/2020 às 13h58min

Belém tem o primeiro caso suspeito do novo coronavírus

Paciente esteve em contato com o caso confirmado de Covid-19 de São Paulo

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
Imagem de microscópio eletrônico de transmissão mostra o SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19 (Foto: NIAID-RML)
     
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que, na manhã desta sexta-feira (28), o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, durante monitoramento de indivíduo que esteve em contato com o caso confirmado de Covid-19 de São Paulo, identificou que o paciente apresenta sintomas clínicos de garganta irritada, indisposição, dor articular e tosse. Portanto, tendo critérios clínico-epidemiológicos, conforme definido nos protocolos do Ministério da Saúde, para investigação do Covid-19.

Trata-se de indivíduo do sexo masculino, de 55 anos, morador de Belém, vindo de área de transmissão sustentada de Covid-19. Será realizada a investigação epidemiológica e coleta de amostra de secreção nasofaringe para pesquisa de vírus respiratório para ser encaminhada para análise no Laboratório Central do Pará (Lacen-PA).

O paciente tem sintomas considerados leves e se encontra em isolamento domiciliar, com orientações de uso de máscara, etiqueta de tosse e higiene das mãos. Ele continuará a ser monitorado pela Vigilância Epidemiológica do Município de Belém até que saia o resultado dos exames ou finalize o período de quarentena de 14 dias.

A Sesma ressalta que esta ocorrência não tem ligação com o caso do indivíduo atendido nesta quinta-feira (27), em um hospital particular.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?