03/03/2020 às 08h00min - Atualizada em 03/03/2020 às 08h00min

Projeto leva aulas de gastronomia a moradores de áreas de risco social

A ação, que ocorrerá em 15 municípios do Pará, busca oportunizar qualificação profissional e fomentar emprego e renda

Assessoria de Comunicação do evento
Com edição do belem.com.br
     
Nesta quarta-feira (4), ocorre o lançamento oficial do projeto Gastronomia do Amanhã 2020. O programa, que profissionaliza e capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas práticas de mercado e cozinha, neste ano, chega a sua terceira edição para atender 15 municípios das cinco regiões do Pará.

Em cada cidade que ocorrer a iniciativa, os moradores que buscam qualificação profissional terão cinco dias de oficinas, sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma feira gastronômica.

O primeiro munício a ser contemplado é Barcarena, com ações de 16 a 20 de março, em seguida Abaetetuba, de 23 a 27 do mesmo mês e Castanhal de 30 de março a 03 de abril.

De acordo com Michelle Miranda, analista de responsabilidade social do Grupo Equatorial Energia, empresa patrocinadora do projeto, o Gastronomia do Amanhã se concentra na transformação de realidades com três objetivos: realizar, inspirar e multiplicar.

“Os participantes terão a oportunidade de aprender, trocar e vivenciar novas experiências, poderão ter sua independência financeira através do Gastronomia. Além disso, eles serão fonte de inspiração para os jovens da comunidade com os seus trabalhos reconhecidos e, com certeza, repassarão o que aprenderam para outras pessoas, deste modo, tornando o projeto um círculo de sucesso”, relata.

Aulas

Os 40 alunos de cada turma terão uma semana intensa de aprendizado com Paula Pires, coordenadora técnica do Gastronomia do Amanhã, e a chef Verena Aquino. Os participantes aprenderão sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo, este último com o apoio do Sebrae.

Paula Pires, que possui 14 anos de experiência de mercado conta que, mesmo com tanto tempo de carreira, está ansiosa para o início do trabalho e busca entender a singularidade culinária de cada região para que os alunos se sintam representados.
“Busco entender a realidade e principalmente qual especifidade de produtos locais e costumes de alimentação de cada região, para que a linguagem e aulas estejam dentro do que eles têm em seu dia a dia. Assim os participantes se identificam e conseguem colocar em prática tudo que vivenciaram durante as aulas”, afirma a chef.

Inscrições
As inscrições para o projeto serão realizadas de acordo com a ação em cada local. As 40 vagas deverão ser preenchidas através de uma ficha que ficará disponível em ambiente de fácil circulação no município, como, por exemplo, os centros comunitários.

“O Gastronomia do Amanhã foi um sucesso nas edições anteriores e, desta vez, acreditamos mais ainda no desenvolvimento do trabalho, já que temos o patrocínio da Equatorial Energia e o apoio do Sebrae. Vamos levar para diversos municípios do estado mais do que aulas de culinária e empreendedorismo, levaremos, também, dignidade, oportunidades e mudança de vida para milhares de famílias”, diz Liane Gaby, produtora do projeto.

O Gastronomia do Amanhã 2020 tem o patrocínio do Grupo Equatorial Energia, via Lei Semear, e apoio do Sebrae.

Serviço:
Lançamento do Gastronomia do Amanhã 2020
Onde: BBQ Premium - AV. Rômulo Maiorana, 700
Quando: 04 de março
Hora: 19h

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?