03/03/2020 às 20h00min - Atualizada em 03/03/2020 às 20h00min

Aliança Francesa realiza programações do “Mês da Francofonia”

Eventos terão início nesta quinta-feira (5)

Assessoria de Comunicação da Aliança
Com edição do belem.com.br
Dentro da programação, o público poderá conferir um ciclo de cinema em alusão ao Dia Internacional da Mulher (Foto: Divulgação)
      
A Aliança Francesa de Belém realiza, a partir desta quinta-feira (5), a programação do “Mês da Francofonia”, evento que celebra a cultura e o intercâmbio de culturas francófonas ao redor do mundo. A festividade, na capital paraense, tem apoio da Direção de Assuntos Culturais da Guiana (DAC-Guyane), do Ministério da Cultura da França; Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil; Instituto Francês; Sistema Integrado de Museus (SIM) - Secretaria de Estado de Cultura (Secult); Teatro Experimental Waldemar Henrique - Fundação Cultural do Pará (FCP); Mercure Belém Boulevard e Ibis Styles (Grupo Accor).

 
A francofonia é uma das grandes áreas linguísticas mundiais e não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada no compartilhamento dos valores humanistas que são veiculados pela língua francesa. Por ocasião do Dia Internacional da Francofonia, celebrado em 20 de março, são realizadas programações culturais no mundo inteiro. Em 1970 foi criada a Organização Internacional da Francofonia (OIF), que reúne mais de 80 Estados e Governos, é um grupo único, rico em diversidade, que implementa a cooperação política, educacional, econômica e cultural entre seus países membros, a serviço das populações.
 
Para abrir a festividade, o coreógrafo e bailarino francês Olivier Dubois apresentará o espetáculo “Pour sortir au jour”, no dia 05, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique. O solo conta a sua trajetória e da companhia que leva seu próprio nome. Dubois integrou as equipes de Céline Dion e do Cirque du Soleil em Las Vegas e grandes nomes da dança como Sasha Waltz, Jan Fabre e Dominique Boivin já tiveram Dubois como intérprete. De 2014 a 2017, foi diretor do Ballet du Nord. Os ingressos custam R$ 10 e já estão à venda na sede da AF.
 
Nos dias 09, 10, 12 e 13, às 18h30, na sede da Aliança Francesa, o público poderá conferir um ciclo de cinema em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Serão exibidos no espaço “Petit Cinéma - Salle Agnès Varda” os filmes: “Cherchez la femme”, de Sou Abadi; “Des femmes et des hommes”, de Frédérique Bedos; “Tout ce qu'il me reste de la révolution”, de Judith Davis; e “À la recherche des femmes chefs”, de Vérane Frédiani. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Na semana seguinte, 18, às 18h30, ocorrerá a abertura da exposição de fotografias e bate-papo com o coletivo Lova Lova, da Guiana Francesa, no Museu Casa das 11 Janelas, com entrada gratuita. Após residência artística na capital paraense em 2018, os artistas Léa Magnien e Quentin Chantrel voltam à Belém para apresentar as fotografias realizadas com os cenários e referências da cultura paraense e para realizar atelier aberto ao público em geral, dias 19, de 16h às 20h, e 20, de 9h às 13h e de 16h às 20h. Programação gratuita.

Concurso

A programação também tem o Concurso Dis-moi dix mots (Diga-me dez palavras), que desta vez é dedicado à água e estimula a produção artística visual e literária em torno das palavras: aquarelle, à vau-l'eau, engloutir, fluide, mangrove, oasis, ondée, plouf, ruisseler e spitant. Saiba mais aqui. As inscrições são gratuitas para todos os públicos e podem ser realizadas de 02 a 20 de março, na sede da AF. Uma exposição com os inscritos nas duas categorias será feita no salão cultural da AF de Exposição na AF: 23 a 27/03; em 28/03 a comissão de seleção fará a análise das inscrições e a premiação ocorrerá dia 30/03. O prêmio é uma bolsa integral para estudar francês na Aliança Francesa.

Sobre a Francofonia
A língua francesa aumentou de quase 10% desde 2014 no mundo.
Em 2018:
300 milhões de pessoas no mundo falam francês e 235 milhões o usam diariamente;
32 Estados e Governos têm o francês como língua oficial;
59% dos falantes de francês diários estão no continente africano;
16% da população mundial está reunida pelo mundo francófono;
16,5% da riqueza mundial é produzida pela Francofonia;
5ª língua mais falada no mundo;
2ª língua estrangeira mais aprendida no mundo com mais de 50 milhões de pessoas;
4ª língua na Internet.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?