04/05/2020 às 11h49min - Atualizada em 04/05/2020 às 11h49min

Combel reforça combate à violência doméstica na capital

Prefeitura disponibilizou novos canais de comunicação para denúncias e combate à violência doméstica

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
As vítimas de violência doméstica podem acionar o Disque Denúncia 180 ou a Combel (Foto: Pixabay)
        
Com o isolamento social para prevenir a propagação do novo Coronavírus, muitas mulheres ficam expostas a situações de vulnerabilidade e agressões de parceiros. Por isso, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), disponibilizou novos canais de comunicação que reforçam as ações de combate à violência doméstica durante o confinamento.

A Combel vem adotando medidas no combate à violência doméstica com o intuito de proteger os direitos das mulheres. "As mulheres vulneráveis podem contar com o apoio da Prefeitura para vários encaminhamentos, como jurídicos, psicossociais e outros, que podem ser acessados pelo nossos canais de atendimento", disse Sofia Couto, coordenadora da Combel.

A coordenadora destacou a importância da ação para conscientização de que a mulher não está sozinha e pode buscar o apoio da Combel nesse período de confinamento pelos canais de atendimento. "Garantir políticas de proteção para as mulheres é o nosso papel, por isso nossos assistentes sociais recebem as ligações e fazem a escuta da vítima, orientam de acordo com cada necessidade para juntos exterminarmos o vírus da violência doméstica", ressaltou a coordenadora.

Nesse período de isolamento, a orientação é que a mulher vítima de violência acione os canais de proteção, pelos quais receberá informações de como deve proceder em situação de agressão. Podem ser acionados o Disque Denúncia 180 da Central de Atendimento à Mulher ou a Combel pelo número (91) 98896-1453, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

A Prefeitura de Belém também desenvolveu, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) o aplicativo SOS Mulher, com o qual podem ser feitas denúncias de violência doméstica e outras violações dos direitos humanos, que vão direto para Guarda Municipal de Belém, que faz a averiguação do caso. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?