14/05/2020 às 15h17min - Atualizada em 14/05/2020 às 15h17min

Prefeitura lança programa para transmitir conteúdo escolar em canal aberto

O programa "Educa Belém - Aprendendo em casa” será transmitido pelo canal 47 da Rede TV

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
Essa iniciativa visa atender os alunos que não tem acesso à internet (Foto: Agência Belém)
     
Com o objetivo de oferecer uma alternativa para que os alunos da rede municipal não percam o contato com os estudos no período de isolamento social, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lança nesta quinta-feira (14), o programa "Educa Belém - Aprendendo em casa”, que será transmitido pelo canal 47 da Rede TV,  com temas voltados para educação infantil, fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

De acordo com a titular da Semec, Socorro Aquino, essa iniciativa visa atender os alunos que não tem acesso à internet, e assim, poderão manter os estudos pelo canal  aberto de televisão, com o apoio da equipe técnica da secretaria. “Está é mais uma ferramenta metodológica utilizada pela Semec para beneficiar o aluno da rede durante as suspensões das aulas, devido a pandemia. O programa Educa Belém vem contribuir com a continuidade do ano letivo, não só com as horas aulas, mas com a riqueza de conteúdos que serão desenvolvidas por nossos professores”.

A titular da Semec destaca ainda que houve um grande esforço da equipe de professores para que o programa fosse ao ar. “Gratidão a toda equipe e aos professores que voluntariamente estão fazendo as gravações”.

Para Vanessa Sousa, que é uma das professoras voluntárias no programa, essa realidade educacional é bem diferente do que ela estava acostumada. “Saímos de nossas salas de aula, a qual tínhamos maior afinidade, e hoje estamos apresentando as tele aulas, com câmeras, slides e roteiros. Apesar do nervosismo, estamos tentando fazer o nosso melhor em meio à essa situação que estamos vivendo, para ajudar nossos alunos a não terem tantas perdas no ano letivo”, contou a professora.

Programação - O programa terá duração de 2h30 com exibição de segunda a sexta-feira para todos os alunos e vai ser veiculado de acordo com os ciclos dos alunos.  Pela manhã vai atender os alunos do Ciclos I, II e III, que corresponde do 1º ao 7º ano. E a tarde será para atender os alunos do Ciclo IV, que corresponde do 8º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  O programa também  vai ter a tradução em Libras ( Língua Brasileira de Sinais) para atender os alunos com deficiência.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a prefeitura vem desenvolvendo diversas ações para garantir que os alunos matriculados na rede municipal de ensino não sejam prejudicados durante o período de isolamento social. Quinzenalmente, a Semec distribui atividades impressas junto às entregas dos kits de merenda escolar, para os alunos dos Ciclos I e II realizarem em casa, junto à família. No retorno das aulas elas deverão ser entregues aos professores.

Já os alunos dos Ciclos III e IV e EJA, da 1ª a 4ª Totalidade, contam com atividades online disponíveis no blog: https://semecbelemnasuacasa.blogspot.com/ que podem ser acessadas de qualquer computador, tablet ou celular. As atividades disponíveis no blog são desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino Fundamental (NUENF), vinculado à Semec.

As unidades de educação infantil da rede municipal também estão indicando atividades lúdicas com músicas, pinturas e brincadeiras, para o estreitamento de vínculos familiares. Durante a entrega do kit merenda escolar, que já está no terceiro lote, os pais recebem atividades impressas com um kit contendo giz de cera, lápis de cor, massinha de modelar e outros itens para auxiliar nas atividades.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?