-
-
18/05/2020 às 10h48min - Atualizada em 18/05/2020 às 10h48min

Grupo da UFPA promove live em alusão ao Dia de Combate ao Abuso Infantil

O objetivo é oferecer uma reflexão sobre as notícias de aumento de casos de violências contra crianças e adolescentes em tempo de pandemia

Assessoria de Comunicação da UFPA
Com edição do belem.com.br
Durante a live, também serão informados quais serviços podem e devem ser procurados em casos de violência sexual (Foto: Pixabay)
      
O Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Violência na Amazônia (Neiva) vai realizar, nesta segunda-feira (18), às 15h, uma live com o tema "A violência contra as crianças e adolescentes em tempos de isolamento social". A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a transmissão será feita pela página do Neiva no Instagram.

O objetivo da live, que será apresentada pelos professores do Instituto de Ciências Jurídicas e da Faculdade de Etnodiversidade da UFPA Andreza Smith e Assis Oliveira, respectivamente, é oferecer uma reflexão sobre as notícias de aumento de casos de violências contra crianças e adolescentes em tempo de pandemia e de isolamento social. 

“Faremos uma abordagem sobre notícias em vários países, para mostrar que não estamos num cenário isolado. Também trataremos de notícias específicas relativas ao Brasil para, ao final, refletirmos sobre toda a complexidade da situação e demonstrar nossa preocupação”, explica Andreza Smith.

Por meio dessa reflexão, o Neiva pretende alertar as famílias e a sociedade em geral para a necessidade de discutir este problema social e de se ter mais cuidados com as crianças e os adolescentes, especialmente após as notícias de aumento do número de casos de abusos sexuais durante a quarentena.

“Entendemos que só assim, divulgando informações e reflexões como essas, podemos, como Universidade, contribuir para que a sociedade em geral compreenda seu papel na proteção às crianças e adolescentes, bem como demarcar que o 18 de maio tem uma grande importância no enfrentamento à violência sexual que vitima o público infantojuvenil, inclusive em tempos de isolamento social”, completa a professora.

Durante a live, também serão informados quais serviços podem e devem ser procurados em casos de violência sexual.

NEIVA - O objetivo do Núcleo é incentivar a pesquisa e a produção acadêmica voltada ao enfrentamento das diversas formas de violência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão; desenvolver ações voltadas ao atendimento das pessoas envolvidas em situação de violência, em âmbito interdisciplinar e promover a capacitação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para o lidar com as situações de violência que ocorrem em âmbito público e/ou privado.  Mais informações aqui.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor do isolamento social?

30.7%
68.8%
0.4%
-
-
-