-
26/05/2020 às 10h26min - Atualizada em 26/05/2020 às 10h26min

Cartaz do Círio 2020 será apresentado no domingo (31)

O ato será apenas virtual, transmitido ao vivo pela TV Nazaré e, logo depois, redes sociais da Basílica Santuário e Círio

Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré|Grupo EKO
Com edição do belem.com.br
A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré não ficará disponível para visitação dos fiéis e retornará ao Glória no dia 31 (Foto: Reprodução/Facebook)
     
O lançamento do cartaz do Círio 2020 será diferente, como tudo que vem ocorrendo desde que surgiu a pandemia do novo coronavírus. Desta vez os fieis não poderão estar presentes à missa e próximos à imagem original de Nossa Senhora, nem ocorrerá a apresentação na Praça Santuário, como todos os anos. No domingo, dia 31 de maio, a partir das 19h, a apresentação do cartaz será apenas virtual, transmitida ao vivo pela TV Nazaré e, logo depois, redes sociais da Basílica Santuário e Círio, direto da Basílica Santuário.

O cartaz será produzido com elementos que remetem ao Círio deste ano: “Ave Maria, cheia de graça”. A criação do Cartaz é da agência Mendes Comunicação, com fotografia de Oswaldo Forte. “Este ano tive o privilégio e a honra de fotografar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, agradeço de coração à Diretoria na pessoa do amigo Albano Martins”, comemora o fotógrafo. Este é o primeiro grande evento que antecede a procissão principal do 2º domingo de outubro.

Descida do Glória - Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2020, nesta segunda (25) ocorreu a missa de descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a imagem permanece durante o ano inteiro. O momento acontece apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.

Este ano, os milhares de fiéis que se emocionam com a descida conduzida pelos Guardas de Nazaré só puderam acompanhar este momento pela TV e redes sociais, com Missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira. Este momento marca o início do Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré. O Tríduo faz parte das comemorações do 14º aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré não ficará disponível para visitação dos fiéis e retornará ao Glória no dia 31 de maio, pelas mãos de membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), quando acontecerá a coroação, também com Missa presidida por Dom Alberto Taveira, transmitida ao vivo.

História

Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias.

A partir do dia 01 de junho, o cartaz estará disponível para venda nos supermercados Líder, Nazaré, Formosa e Lojas Portugal, e algumas farmácias da rede Reinafarma. Será vendido um kit com três cartazes no valor de R$ 10,00. “O total da receita das vendas será destinada à Basílica Santuário, para custeio e manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN)”, reitera Albano Martins, coordenador da DFN.

O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Belágua (Grupo Simões), Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Hospital Porto Dias, Refrigerantes Cerpa, Jeffersom, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Grand Mercure, Sicoob, Tramontina, Hydro, Gráfica Miriti, Unimed Belém e Magazine Luiza. Como apoiador master Imerys Rio Capim. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, LOC Engenharia, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, Lotus, Hospital Guadalupe, Bonna Viagens e Turismo, CLP Locações e Eventos, Midas Macedo, Norte Marine, CN Produções, AFFA Engenharia, Lojas Marilar Ltda., Preserve Sol. de Resíduos, Stada Hotéis, Agência Eko, Baglioli Advogados, Aqualand Park, JCR Construtora, Grupo MS, Dismelo e Clínica Guamá Saúde.
 
Serviço:
31/05
18h
Missa da Coroação de Nossa Senhora e Subida da Imagem Original, com transmissão virtual.

31/05
19h
Apresentação do Cartaz do Círio 2020, com transmissão virtual.

Canais para assistir as transmissões:

TV NAZARÉ – CANAL 30

TV CANÇÃO NOVA – CANAL 33.1

TV APARECIDA – CANAL 27.1

TV REDE VIDA – CANAL 19.1

Portal da Fundação Nazaré de Comunicação: www.fundacaonazare.com.br

YouTube da Fundação Nazaré de Comunicação: www.youtube.com/user/FNComunicacao

Facebook da Fundação Nazaré: @FNCBelem

Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.5%
3.2%
3.2%
2.1%
7.4%
15.8%
1.1%
5.3%
1.1%
50.5%