12/08/2020 às 11h00min - Atualizada em 12/08/2020 às 11h00min

Ilhas de Belém recebem projeto voltado à prevenção de doenças

'Belém dos Rios' atenderá ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Combu

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
As visitas vão ter como foco homens e mulheres entre 15 a 70 anos. (Foto: Agência Belém)
   
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) lançará amanhã, 13 de agosto, o projeto Belém dos Rios. A ação é voltada exclusivamente para a região das ilhas e tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids. As atividades serão executadas durante quatro meses e contemplarão as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Combu.

O Belém dos Rios também contemplará ações de saúde mental, violência sexual, saúde do idoso e saúde bucal. As Referências Técnicas da Sesma e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) são os responsável pela execução do projeto. O lançamento do programa está marcado para as 16h, no Espaço Náutico, localizado na avenida Bernardo Sayão. Na ocasião, serão obedecendo todos os critérios de distanciamento social.

Serão realizados cinco encontros. Cada visita terá como foco homens e mulheres entre 15 a 70 anos, sendo, em média, 60 pessoas por ilha, totalizando um quantitativo de aproximadamente 180 pessoas. A população de estudo será dividida em cinco grupos classificados quanto a idade, gênero e a atuação profissional.

Para Reginaldo Jr, coordenador da Referência Técnica de IST’s, HIV/Aids e Hepatites Virais de Belém, a expectativa é que o projeto ajude a desenvolver a consciência sobre os benefícios da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças. Além disso, chamar atenção para os casos de violência sexual, saúde mental, saúde do idoso e os aspectos de saúde bucal nas regiões das ilhas. 
 
“É um trabalho de formação de pares para estimular a população ribeirinha a ter acesso ao seu diagnóstico precoce. As pessoas voluntárias que farão parte do projeto serão ouvidas e acolhidas para, posteriormente, receberem as orientações necessárias. Após os testes rápidos, caso estejam positivas para alguma doença, elas vão ter o acompanhamento necessário. O projeto possibilitará o mapeamento de casos e identificação de novas estratégias para alcançar esta população”, explica  Reginaldo Jr.

As reuniões nas ilhas serão realizadas por grupos de estudo. Para cada encontro, será estabelecida uma temática específica para o grupo: saúde mental, HIV/AIDS e violência sexual, por exemplo. “O primeiro encontro em cada região será destinado à qualificação dos profissionais de saúde e administrativos que irão atuar no projeto. Nos demais, através de dinâmicas de integração, faremos rodas de conversa com os voluntários sobre o tema em debate com as contribuições e dúvidas dos integrantes da comunidade”, ilustra o coordenador.

No último encontro, serão feitas as testagens para a possível identificação de casos e o preenchimento dos questionários sociais feitos em entrevistas individuais com psicólogos e assistentes sociais da Sesma. De acordo com a situação identificada, será feita a vinculação dos casos positivos para o Casa Dia, referência municipal para o tratamento de HIV/Aids, ou para as Unidades Básicas de Saúde e órgãos competentes em cada segmento.

Serviço
Projeto Belém dos Rios
Local: Ilhas de Outeiro, Combu e Mosqueiro
Quando:  Agosto a novembro
Grupo atendido: Pessoas de 15 a 70 anos de idade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?