23/09/2020 às 09h24min - Atualizada em 23/09/2020 às 09h24min

Corda oficial do Círio está em exposição na Estação das Docas

Visitação está aberta ao público até 30 de setembro, com entrada franca

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
A corda passou a fazer parte do Círio em 1885. (Foto: Uchoa Silva)
    
Entre 23 a 30 de setembro, a população paraense poderá visitar na Estação das Docas a Corda Oficial do Círio 2020. Pelo segundo ano consecutivo, o símbolo de fé estará em exposição das 10h às 22h, no armazém 2 do complexo. Com o cancelamento da tradicional procissão, devotos e turistas poderão ficar mais próximo de um dos ícones mais importantes do Círio. A entrada é franca.


Nos primeiros sete dias de outubro, será promovido o "Círio na Estação 2020'. Na ocasião, a corda, a berlinda (não oficial), os mantos e carros de promessas vão estar em exposição no interior do Armazém 3. A programação também vai incluir mostras culturais, exposição fotográfica e venda de comidas típicas e artigos religiosos.

Antes de ser levada à Estação das Docas, a corda passou por uma vistoria pela Diretoria da Festa e Guarda de Nazaré, para inspecionar detalhes como argolas, nós e estações. Durante a visitação ao complexo, é necessário seguir os protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19.

Histórico
 
A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Então, os animais foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.
 
O Círio 2020
 
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Serviço
Exposição Corda do Círio na Estação das Docas
De 23 a 30 de setembro - armazém 2 - 10h às 22h. 
De 1 a 7 de outubro - armazém 3 -  segunda a sexta, de 16h às 22h - sábado e domingo, das 10h às 22h. 
Entrada Franca
É obrigatório a utilização de máscara.
Endereço: Boulevard Castilhos França, S/N - Campina, Belém - PA

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?